DEVOPS no dia a dia do Nelson Estevam

Série de entrevistas intitulada: “O DEVOPS no meu dia a dia.”

Wednesday, 1 de November de 2017

No último dia 3 de setembro aconteceu a prova beta test na sede da 4Linux em SP. Foram mais de 150 inscritos que fizeram a prova de seleção na plataforma Rankdone e os 22 melhores foram selecionados para fazerem a prova.

A área de marketing da 4Linux aproveitou a presença destes profissionais que estão na vanguarda deste mundo DEVOPS aqui no Brasil, e fez algumas entrevistas para conhecermos um pouquinho do mundo destes profissionais e o resultado será publicado na série de entrevistas intitulada: “O DEVOPS no meu dia a dia.”

Nesta entrevista vamos conhecer um pouco do envolvimento do Nelson Estevam com a cultura DEVOPS. Ele trabalha na empresa Bionexo como SysAdmin.

Qual o seu trabalho e como a cultura DEVOPS acontece no seu dia a dia?

Trabalho como SysAdmin com toda a Infra na AWS, e a cultura DevOps acontece a todo momento, mesmo não usando o termo Devops na empresa que trabalho, a colaboração entre os Devs e Ops é mutua, o comprometimento na resolução de um problema é compartilhado por todos, e todos saem ganhando em aprendizado a cada novo problema solucionado. Cada dia aprendo um pouco mais de DEV e cada dia mais consigo ensinar mais de Infra para os DEVS

Quando você entrou para o mundo DEVOPS ?

Há algum tempo já me considero praticante da cultura DevOps antes mesmo de conhecer o termo. Em meus empregos antigos sempre tentei trabalhar mais próximos dos DEVs tratando os mesmos como clientes internos e trocando experiências o tempo todo. Um ponto marcante foi quando para atender a necessidade do time de DEV coloquei um GitLab com Docker e fizemos a migração do SVN para o mesmo, tivemos um grande aprendizado nesse processo trabalhando a quatro mãos e de quebra ainda começamos a aprender Docker logo no seu início, e novas ideias surgiram para migrarmos outras aplicações para Docker.

O que você achou da certificação DEVOPS do LPI e o foco em ferramentas livres de DEVOPS?

Ferramentas bem selecionadas foram abordadas na prova, vai diretamente de encontro com o que o mercado está usando atualmente. Só senti falta de algumas questões relacionada a ferramentas que auxiliam o processo da cultura Devops, tipo alguma coisa relacionada a Scrum, Kanban, etc.

Os cursos da 4linux já estão preparados para a certificação DEVOPS do LPI e a 4Linux acaba de lançar um curso preparatório para a Certificação DEVOPS Master da Exin, mais focado em conceitos do que em ferramentas. Você conhece esta certificação? Pretende também se certificar nela, além da certificação do LPI?

Legal muito bom, não conhecia, mais pretendo sim dependendo do conteúdo que será cobrado na prova 

Que dica você dá para quem quer entrar no mundo DEVOPS?

A dica que dou é esquecer que existem times separados DEV e OPS, estamos todos indo para um único destino e a ajuda tem que ser mutua, para isso você precisa entender um pouco o trabalho do outro, então vai lá mete as caras, pergunta, tenta entender o dia-a-dia dos caras e vê no que pode ajudar, melhorar, etc. Não se limite a ferramentas que serão usadas, colabore de qualquer forma e com o passar do tempo e maturidade comece a estudar as ferramentas que auxiliam nessa cultura.

Nelson, agradecemos sua participação. Na próxima semana iremos entrevista o Wellinton Pinheiro.

Cursos DevOps Certificação DevOps Conteúdo para Prova

Compartilhe esta página