Em novembro São Paulo recebe o maior evento de PostgreSQL das Américas

Nos dias 3 e 4 de novembro acontecerá a PGBR 2011 – que é a conferência brasileira da comunidade de PostgreSQL. O evento já foi conhecido como PGCon Brasil e recentemente teve o nome atualizado. É, atualmente, o maior evento de PostgreSQL das Amér...

Monday, 31 de October de 2011

 

Nos dias 3 e 4 de novembro acontecerá a PGBR 2011 – que é a conferência brasileira da comunidade de PostgreSQL. O evento já foi conhecido como PGCon Brasil e recentemente teve o nome atualizado. É, atualmente, o maior evento de PostgreSQL das Américas. O evento contará com tutoriais, palestras, e mesas de discussão, onde estarão presentes renomados profissionais brasileiros e também desenvolvedores nacionais e internacionais. O evento deste ano está sendo patrocinado pela 4Linux. O PostgreSQL é geralmente lembrado como um banco de dados de código aberto e recursos avançados. É fruto de um longo processo evolutivo, que começou já nos anos 80 na Universidade de Berkeley. Possuidor de um destacado prestígio já foi premiado mais de uma vez. Destaca-se, também, pelo hall de grandes e importantes empresas que patrocinam suas atividades.

A 4Linux conversou com Fábio Telles, que é um dos organizadores do evento.

4Linux: Algumas empresas reclamam que um dos entraves para caminharem rumo a uma solução livre é a falta de suporte. No caso do PostgreSQL esta reclamação é verdadeira?

Fábio: Sim e não.

Sim, não existe uma empresa "dona" do PostgreSQL. O projeto não é e não pode ser vendido, como ocorreu com o MySQL. Assim sendo, não existe uma empresa que detém o conhecimento e o controle do PostgreSQL.

- Não, existem várias empresas sérias que oferecem suporte de qualidade ao PostgreSQL no Brasil e no mundo. Muitas delas estão aptas inclusive a desenvolver novas funcionalidades por encomenda, corrigir problemas no código do PostgreSQL, etc. Você tem a liberdade de escolher a empresa que melhor lhe atende sem precisar abrir mão dos serviços que precisa. Existe uma lista de empresas que dão suporte para o PostgreSQL em todo o planeta em: http://www.postgresql.org/support/professional_support

4Linux: O PostgreSQL cada vez mais vem ocupando uma posição de grande destaque no mercado de bancos de dados. Em termos de mercado, ele está muito distante de soluções proprietárias como Oracle Database, DB2 e Microsoft SQL Server? Fábio: Veja, o mercado de banco de dados é medido pelo "market share". Como o PostgreSQL é livre e não existe uma empresa que detenha os direitos sobre o mesmo, não é possível medir o sucesso do PostgreSQL da mesma forma. Você pode alegar que o MySQL é o que possui a maior base instalada. Pode dizer que o Oracle possui o maior Market Share, mas é difícil saber exatamente quantas instalações do PostgreSQL temos ativas no mercado. O que sabemos é que existe uma aceitação cada vez maior por parte do mercado e casos de sucesso cada vez mais relevantes no Brasil e no mundo. A própria agenda de eventos em torno do PostgreSQL cresceu de forma acentuada nos últimos anos.

4Linux: O que os usuários da comunidade podem esperar desta edição de 2011 da PGBR?

Fábio: Podem esperar um evento de alto nível, com um aumento qualitativo e quantitativo: serão 3 salas simultâneas, com 5 palestrantes internacionais, casos de sucesso, tutoriais, técnicas avançadas, entre outros. A intenção é atingir gestores e técnicos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na área. A comunidade Brasileira possui também outro tipo de evento que é o PGDay, trata-se de eventos regionais dedicados aos iniciantes e curiosos em PostgreSQL. O PGBR tem um público mais corporativo. Ainda assim, o evento contará com uma trilha acadêmica, com a exposição de painéis num formato já consagrado em eventos acadêmicos.

4Linux: Quem ainda não conhece o PostgreSQL e seus benefícios pode descobrir no evento?

Fábio: Sim, muitos gestores e pessoas que ainda tem dúvidas quanto às capacidades do PostgreSQL vem ao evento, para se certificar que ele pode atender às suas demandas, conhecer casos semelhantes ao seu. O contato com usuários experientes é um dos maiores atrativos do evento. Por isso optamos em fazer este evento dentro de um hotel, para que as pessoas possam otimizar ao máximo o networking.

Sobre o evento

Onde será realizado?

No Hotel Century Paulista - Rua Teixeira Silva, 647 - Paraíso - CEP: 04002-033 - São Paulo/SP – em frente ao prédio da 4Linux.

Quem participará?

O evento espera tem como meta reunir profissionais que atuem como administradores de banco de dados, acadêmicos, desenvolvedores, organizações governamentais e entusiastas de software livre.

Programação:

Confira a programação do evento no site oficial.

Patrocínio 4Linux

A 4Linux, focada 100% em software livre, é presença marcante em todos os eventos de fomento ao uso de soluções abertas. Não poderia ser diferente na PGBR 2011.

Segundo Rodolfo Gobbi, diretor geral da 4Linux: “Incentivos como estes que estamos dando à PGBR 2011 vem de encontro a uma tendência mundial de fomento ao uso de software livre em todos os segmentos da economia.”

Compartilhe esta página