Estudo do MIT gera inovações nos cursos on-line da 4Linux.

Cientificamente comprovado: aprende-se tanto em cursos on-line como nos cursos presenciais.

Wednesday, 23 de March de 2016

Não é de hoje que a 4Linux investe de forma pioneira em curso on-line. Em 2002, a 4Linux foi a primeira empresa de treinamentos de todo o mundo a ministrar cursos on-line de Linux. Naqueles tempos iniciais a 4Linux utilizava a plataforma TELEDUC desenvolvida pela Unicamp. Em 2006, a 4Linux migrou seus cursos para a plataforma Moodle e segue a usá-lo até hoje.

Já faz alguns anos que temos notado um crescimento acelerado nas vendas de cursos on-line e que os resultados do aprendizado é tão bom ou até melhor do que nos cursos presenciais. Tínhamos sentimento e evidências de que isso acontecia mas não tínhamos um estudo científico que comprovasse isso. O estudo do MIT nos deu a segurança necessária para investirmos ainda mais em cursos on-line.” explica Rodolfo Gobbi, Diretor Geral da 4Linux.

Era a certeza que estava faltando e foi graças a este estudo que a 4Linux decidiu – em meados de 2015 - evoluir a sua já consagrada metodologia IT Experience de forma ousada. Para mostrar como são os novos cursos on-line e as novidades da metodologia IT Experience 2.0 o departamento de marketing da 4Linux criou um vídeo explicativo.

“Trabalhamos intensivamente para reorganizar todos os cursos da 4Linux dentro da nova metodologia que denominamos IT Experience 2.0. Os cenários reais de uso ds tecnologias foram levados ao extremo e o aluno aprende de fato, pois tem que colocar a mão na massa mesmo estando remoto em sua casa. Criamos através dos appliances, um ambiente de ensino que simula uma infraestrutura de TI de uma empresa e que o aluno pode levar para casa depois que o curso se encerra”, explica Gabriela Dias, Diretora de Treinamentos da 4Linux e idealizadora da metodologia de ensino que gravou este vídeo explicando em detalhes as novidades nos cursos on-line.

“Ainda existe uma barreira a ser vencida pois os alunos acreditam que ao ter o professor ao seu lado irão aprender mais. Esta proximidade é sem dúvida importante, mas os recursos de aprendizagem que as novas tecnologias e a internet vem nos oferecendo eliminou esta barreira e já coloca o aprendizado on-line em vantagem. Perde-se na proximidade física com o professor mas ganha-se em vários outros aspectos.” complementa Rodolfo Gobbi.

O estudo contou também com a participação de pesquisadores da Harvard University e da Tsinghua University da China e foi matéria de renomadas revistas como The Economist , WIRED, The Washington Post  entre outras. 

 

Metodologia it experience   Mais 4Linux   Diferenciais cursos online

Compartilhe esta página