FGSL - Fórum Goiano de Software Livre é patrocinado pela 4Linux

O FGSL – Fórum Goiano de Software Livre, realizado entre os dias 30/11 e 01/12, contou com o patrocínio da 4Linux e atingiu a marca de de 1.400 inscritos, superando assim todas as edições anteriores do evento.

Friday, 21 de December de 2012

O FGSL – Fórum Goiano de Software Livre, realizado entre os dias 30/11 e 01/12, contou com o patrocínio da 4Linux e atingiu a marca de 1.400 inscritos, superando assim todas as edições anteriores do evento. A edição deste contou, também, com a ilustre presença de Richard Stallman, conhecido internacionalmente pelo seu ativismo em defesa do Software Livre e por ser o criador do projeto GNU.

Desde de sua primeira edição, o FGSL aborda as questões do Software Livre a partir da temática: "Socialmente JUSTO, economicamente VIÁVEL, tecnologicamente SUSTENTÁVEL" e tem como objetivo discutir as questões fundamentais a respeito do uso, produção e difusão do Software Livre. Trata-se de uma experiências rica para o intercâmbio de valiosos conhecimentos tecnológicos, além da disseminação do espírito colaborativo que é vital para a sobrevivência das plataformas abertas.

A 4Linux acredita e investe em eventos que sejam capazes de propagar a importância das soluções livres para a construção de uma Web mais democrática e de um país tecnologicamente soberano. Além do patrocínio da 4Linux, o evento contou com duas palestras de nosso Desenvolvedor de Software, com foco em segurança da informação e infraestrutura, Marcelo Fleury. Ele ministrou as palestras: KDC Spoofing com Kerberos MIT e OpenLDAP – Criando e explorando um stack overflow em um overlay próprio.

Confira os slides das palestras:

 

KDC Spoofing com Kerberos MIT

Kerberos é um protocolo amplamente utilizado em grandes empresas para prover ambientes SSO(Single Sigin On), mas quais são as suas reais limitações ? É possível capturar senhas e/ou forjar tickets em ambientes como Active Directory?

 

OpenLDAP – Criando e explorando um stack overflow em um overlay próprio.

O protocolo LDAP se tornou um padrão para serviços de diretórios e é implementado em softwares renomados como OpenLDAP e outros não tão renomados assim como Active Directory(!?MS-PAC/MS-KILE/MS-NLMP?!). O desenvolvimento de overlays para o OpenLDAP é a forma mais elegante que temos para adicionar novas funcionalidades ao mesmo, mas o que pode acontecer quando desenvolvedores desavisados se aventuram no submundo dos códigos do OpenLDAP ?

 

 

Sobre o palestrante

Marcelo Fleury é Desenvolvedor de Software com foco em segurança da informação e infraestrutura na 4Linux. Atualmente dedica-se ao PHP e esta sempre em busca de desafios envolvendo segurança da informação, computação em nuvem e/ou programação/debugging baixo nível. Recentemente, começou a colaborar com o projeto: http://pev.sourceforge.net/

Confira a entrevista em que Marcelo Fleury comenta as principais questões do evento.

Leia mais sobre o evento.

 

Compartilhe esta página