FISL8.0 reúne quase 6 mil pessoas

Em sua oitava edição, o Fórum Internacional de Software Livre, que aconteceu em Porto Alegre.

Wednesday, 25 de April de 2007

Em sua oitava edição, o Fórum Internacional de Software Livre, que aconteceu em Porto Alegre nos dias 12, 13 e 14 de abril, foi, mais uma vez, um sucesso. Um dos principais fóruns de discussão política, técnica e social sobre software livre no mundo, o evento apresentou palestrantes de renome internacional, tutoriais, workshops, mostra de soluções e área de exposições.

A equipe da 4Linux participou de 3 palestras da grade oficial do evento, além de um painel sobre Empregabilidade e Software Livre. A empresa, uma das patrocinadoras do evento, realizou neste ano em seu stand diversas atividades para os presentes.

Em pouco tempo, inúmeros participantes do fórum já haviam colado no peito a etiqueta numerada do Tux - distribuída na pasta do evento - para poder participar da Gincana 4Linux. Aqueles que formassem um grupo de 5 pessoas com números seqüenciais ganhariam MP4. E a procura não foi fácil: pessoas andando pelo centro de exposições com cartazes com os números que faltavam; pessoas oferecendo uma nota de R$50,00 para completar o quinteto e, para surpresa geral, até Jon 'maddog' Hall entrou na brincadeira: encerrou uma de suas palestras anunciando seu número e procurando seus pares. Já no primeiro dia do evento, os 5 sortudos se encontraram e formaram o quinteto que recebeu os 5 MP4.

Algumas personalidades do mundo Linux visitaram o stand da 4Linux: Jon maddog (presidente da Linux International), Jim Lacey (presidente mundial do LPI), José Carlos Gouveia (representante do LPI na América Latina), Sérgio Amadeu (sociólogo), Otávio Salvador (Debian-BR-CDD), Brian Code (projeto Koolu) e Júlio Neves (professor). "Como resultado das conversas com o Júlio Neves, surgiu, inclusive, uma parceria para que ele ministre o curso de Programação Shell Script da 4Linux", revela Rodolfo Gobbi, diretor geral da 4Linux.

Os participantes do FISL puderam também testar seus conhecimentos sobre a certificação em Linux que mais cresce no mundo. O Desafio LPI teve mais de 300 participantes que enfrentaram, realmente, um desafio: responder 15 questões em 2 minutos. Aqueles que acertaram de 70 a 100% (foram apenas 4 heróis) concorreram ao sorteio de um Palm e os que obtiveram pontuação entre 50 e 69% (apenas 32) participaram do sorteio de 20 cursos de Linux a distância da 4Linux. Veja a lista dos premiados.

Outra atividade que movimentou o stand da empresa foi a realização, pela primeira vez fora da cidade de São Paulo, do Boteco 4Linux, um evento gratuito e descontraído para bater papo sobre tecnologia e software livre. Foram 9 Botecos em 3 dias e, para isso, a 4Linux reservou um espaço em seu stand, permitindo um bate papo informal com o convidado escolhido. Entre os convidados especiais estavam Jon maddog, Jim Lacey, Sérgio Amadeu, Brian Code e Otávio Salvador.

Promoções realizadas pela 4Linux antes do FISL, propiciaram a ida de 2 profissionais ao Fórum deste ano. Os sorteios, que incluíam passagens aéreas de ida e volta e ingresso para o evento, premiaram Guilherme Tosta e Henrique Bueno, que não perderam a oportunidade de participar gratuitamente do maior Fórum de Software Livre do país.

Interessados em conhecer os treinamentos da 4Linux e em concorrer aos Tux de pelúcia sorteados a cada 2 horas também contribuíram para agitar o stand da 4Linux, que pela quinta vez participa do FISL. "O FISL é um dos maiores evento de software livre do mundo e uma empresa como a 4Linux, cuja receita é 100% proveniente do software livre, não pode ficar de fora", ressalta Gobbi.

Além dessas atividades, a 4Linux também realizou no Centro de Eventos FIERGS, mesmo local do FISL, o Intensivão LPI no dia 12 de abril - um dia inteiro de tira dúvidas, simulados e dicas para as provas do nível 1 do LPI - e em 13 de abril, organizou a aplicação das provas 101 e 102 do LPI, que tiveram como aplicador o presidente do LPI Mundial, Jim Lacey.

Compartilhe esta página