Funcionário da 4Linux, CONTA COMO FOI SUA EXPERIÊNCIA NA ZENDCON.

Entre os dias 19 a 22 de outubro de 2015 aconteceu em Las Vegas o evento ZendCon.

Wednesday, 25 de November de 2015

O evento é organizado pela própria Zend, a empresa que mantém o PHP em nível mundial e teve como patrocinadores empresa de peso como INTEL, IBM, GOOGLE entre outras.

O departamento de marketing da 4Linux entrevistou Denis Ribeiro e ele nos conta abaixo como foi o evento.

  • Quais palestras mais te chamou atenção?
  1. The PHP 7 Journey - Apresentação do PHP 7, funcionalidades e testes de desempenho
  2.  PSR-7 and Middleware: The Future of PHP
  3.  Components, PSR7 Zend Framework 3
  4.  Going Pro (Esta fala sobre desesnvolvimento, trabalho em equipe, profissão web master...Esta aqui quando sair o video eu recomendo para toda equipe incluindo vocês P.Os muito Top)
  5.  he Web Leaps Forward (Esta aqui fala sobre o futuro da web, Java Script e Html 5... muito top)
  • O que está sendo mais comentado ou qual a bola da vez para o PHP no momento?

PHP 7 e mais PHP 7, uma frase que eu ouvi mais de uma vez me chamou muito a atenção pois o Marcelo fala constantemente rs( "O Mundo está mudando")... Para o php é API estas palestras PSR7 e midleware todas deram Ênfase em SOA, a aposta atual é performance, componetes(ZF3) e Apigility. 

O Zend Server a grande aposta agora é o Zray, a possibilidade de desenvolvimento de plugins em diversos segmentos(Laravel, Drupal, Magento, WordPress, Zf2) para motivar desenvolvedores a usar o zend server.

  • Quais boas práticas que você viu que não é aplicado em muitos casos aqui no Brasil?

Neste ponto estamos muito bem(4Linux), foquei em palestras relacionadas a tudo que usamos... Assisti uma palestra sobre Performance em ZF2 muito legal, porém não houve nada na palestra que nós ja não praticamos, (Uso de cache, Configuração do ZF2, O trabalho com Factories e outros serviços, nosso sistema de auto load exatamente como o recomendado... ).

  • Testes unitários e de aceitação
  •  Uso das PSRs
  • Uso do composer(Este cara foi tratado como Deus no evento, foi falado diversas vezes use Composer pelo O'Phinney e também pelo Zeev quando ele falou do PHP 7 e de um novo framework o Zend-Expressive)
  • Na sua opinião o PHP entrou definitivamente para o mercado corporativo?

Sim. E vou mais além o PHP7 será o grande divisor de águas, acredito que todas estas mudanças principalmente em performance o php vai se tornar a solução numero um para desenvolvimento de APIs, seguindo o formato que estamos trabalhando com o Rankdone, a Intel desenvolveu um modulo para php que segundo eles quando compilado ao php garante um aumento de 20% de performance, não lembro o nome agora pois não foi apresentado na palestra apenas no stand, eu anotei para buscar depois está nas minhas coisas em casa. Todas as mudanças no ZF3 e o novo microframework (Zend-Expressive) vão dar ainda mais importância a linguagem, o que não ficou meio por cima foi a venda da Zend para Rogue Wave Software, o Andi apresentou apenas um slide e disse que será ótimo para o php por conta de outras tecnologias que poderão surgir.

  • Quais novas funcionalidades do Zend Server foram apresentadas? O que mais te chamou atenção?

Do Zend Server o que foi apresentado foi a nova interface, todo preparo para o PHP7 e todo foco foi no ZRay, todas as funcionalidades eu ja conhecia pois ja estou usando a última versão, mas achei bem interessante esta nova abordagem, tentando trazer o desenvolvedor para o zend server, o desenvolvimento de plugins para o zray vai alavancar bastante o ZS.

  • A certificação profissional em PHP e ZF2 foi um tema bastante abordado? Estes profissionais estão sendo bastante procurados a nível mundial?

Não, foi o que eu mais senti falta, hove apenas um tutorial com foco em certificação dividido em dois períodos mas eu não sei como foi pois eu cheguei ja era 10:00 começou as 8:00 e como tive alguns problemas no check in do hotel não participei, no período da tarde eu fui para sala do 0'Phiney tutorial de Apigility. Nem no stand da zend havia nada sobre a certificação, apenas o desconto de 30% em vaucher e cursos.

  • O que te mais chamou atenção na cidade?

A simpatia de todos que estão te servindo é infinitamente superior aos do Brasil, todos sempre com sorriso no rosto e fazendo o máximo de esforço para te atender bem e com qualidade, pude notar que não se trata de algo específico ao turista, fui em uma farmácia CVC ela lembra muito a Coop aqui em São Paulo é uma farmácia e mercado, na porta tem aquelas sirenes avisando a entrada de clientes, assim que cheguei a gerente disse gritando pois estava longe "Welcome to the CVS", depois ouvi ela repetir a mesma frase para todos os clientes que entram.  

Agradecemos o colaborador Denis pela entrevista.

 

        

 

Compartilhe esta página