Gerente de Desenvolvimento PHP da 4Linux conta como foi sua experiência na ZendCon.

William Welter esteve na Califórnia – USA representando a 4linux

Monday, 10 de November de 2014

Entre os dias 27 e 30 de outubro de 2014 aconteceu em Santa Clara na Califórnia o evento ZendCon. O evento é organizado pela própria Zend, a empresa que mantém o PHP em nível mundial e teve como patrocinadores empresa de peso como IBM, GitHub, Magento, RackSpace entre outras.

O departamento de marketing da 4Linux entrevistou William Welter e ele nos conta abaixo como foi o evento.

  • Quais palestras mais te chamou atenção?

O evento teve diversas palestras muito interessantes e fica difícil eleger somente uma, porém podemos citar a palestra "PHPNG - A New Core for PHP7" do Dimitry Stogov na qual foram mostradas todas as tentativas de mudanças na engine do PHP para melhoria de desempenho, as quais culminaram no "PHPNG". Um detalhe muito interessante da palestra é que além de mostrar resultados das melhorias e fazer comparativos com outras versões, também foi mostrada como elas foram implementadas no código fonte do PHP. Outra palestra que chamou atenção foi a "Writing Maintainable ZF2 Applications" do Evan Coury, onde foram mostradas diversas dicas de como desenvolver uma aplicação no ZF2 de forma que facilite a manutenção e evolução da aplicação. Mesmo não sendo especificamente sobre PHP a palestra "Deep Dive into Browser Performance" do Ilia Alshanetsky, também se destacou, pois mostrou que o desempenho no front-end de uma aplicação web é fundamental para tornar a experiência do usuário melhor. Nesta palestra ele mostrou os pontos de gargalos mais comuns no front-end, como identificá-los e como atacar cada um destes pontos.

  • Por ser um dos pioneiros a nível mundial em obter a certificação  Zend Framework 2, você participou de alguma mesa redonda?

Não ocorreu nenhuma mesa redonda, porém teve um café da manhã exclusivo para certificados ZCE ou ZFCA junto com o time da Zend no último dia do evento e eu participei.  

  • O que está sendo mais comentado ou qual a bola da vez para o PHP no momento?

Em linhas gerais, o tema central do evento foi que, para se ter uma aplicação de sucesso é preciso:

1- Entregas constantes. Para se chegar neste objetivo é necessário implementar "Continuous-Delivery" que requer uma metodologia de desenvolvimento ágil, que as aplicações sejam amplamente "testáveis" e que os desenvolvedores possuam ferramentas que auxiliem na sua produtividade.

2- Desempenho e uma boa experiência para usuário. Para atingir este objetivo foi recomendado atacar front-end e back-end, precisamos de ferramentas que apontem de maneira rápida onde estão os gargalos e conhecer técnicas para solucioná-los.

  • O que você viu na ZendCon que é  diferente dos eventos aqui no Brasil?

1- Uncon -Uma grade de palestras de 50min, definidas na hora pelos ouvintes do evento, qualquer um podia realizar uma palestra, bastava reservar um horário em uma lousa que ficava na entrada.

2- Presença e palestra de diversos desenvolvedores do próprio PHP. O nível das palestras era altíssimo.

3- Hackaton -Durante as palestras e em horário estendido ocorreu um Hackaton patrocinado pela IBM.

  • Quais boas práticas que você viu que não é aplicado em muitos casos aqui no Brasil?

Não vi diferença. Apesar dos avanços que tivemos nos últimos anos, a questão da falta de testes unitários e funcionais, regras de negócio presente em controladores ou até pior, aplicações que não possuem nenhum tipo de camada, onde todo código PHP encontra-se misturado ao HTML ainda é comum por aqui. Entretanto pela reação dos ouvintes durantes as palestras, isso não parece ser exclusividade do Brasil.

  • Na sua opinião o PHP entrou definitivamente para o mercado corporativo?

Sim, principalmente para empresas que tem seu modelo de negócios focados em aplicações para internet e comércio eletrônico.

  • Quais novas funcionalidades do Zend Server foram apresentadas? O que mais te chamou atenção?

A grande nova funcionalidade do Zend Server 8, é o novo 'Z-ray', que é uma espécie de toolbar web para o desenvolvedor, que mostra em tempo real praticamente tudo que está ocorrendo na aplicação ao alcance de um clique, tempo de execução de todas chamadas http, de chamada de funções, uso de memória, consultas em banco de dados, etc. Nesta nova versão ele traz um aplicativo onde é possível estender suas funcionalidades e trazer informações específicas da sua aplicação. Outra grande evolução que visa facilitar o desenvolvimento do back-end de aplicativos mobile é o 'Z-ray live', que permite ver em tempo real no Zend Server todas as requisições realizadas, com todos os detalhes que o Z-ray mostra na toolbar.

  • O que te mais chamou atenção na cidade?

O que mais chamou atenção na cidade foram as sedes das gigantes da informática como o Google, Dell, Cisco, Intel e o Museu da História da Computação que eu visitei e gostei muito.

  • A 4Linux participará do evento PHPconf Dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2014. Você vai ministrar alguma palestra com algum novo assunto que você presenciou na ZendCon?

Infelizmente a submissão de palestras da phpconf se encerrou antes da visita no evento da ZendCon, mas eu e minha equipe estamos com 5 palestras aprovadas na grade da phpconf com temas bem atuais e relevantes como:

1- Entenda como trabalhar com eventos e serviços no Zend Framework 2.

2- Práticas DevOps com Zend Server - Deploys constantes e ambiente estável é possivel ?

3- SPL: O que é? O que come? Onde vive?

4- Certificação não é só um pedaço de papel.

5- Com ou sem Doctrine ?

Agradecemos o colaborador William pela entrevista.

Aproveite e conheça nossa Formação para Desenvolvedor PHP

 

Compartilhe esta página