A hora é agora, oportunidades não faltam para o mercado linux e open source.

Posso dizer com certeza que o linux mudou completamente o rumo da minha vida e que as oportunidades que tive se deram por causa dele."

Tuesday, 31 de May de 2016

Motivados pelo estudo da Linux Foundation -Dice, a 4Linux avaliou a situação profissional de alguns ex-alunos. São várias histórias interessantes de aceleramento de carreira e sucesso profissional. Nos impressionou bastante a carreira do Vinícius Pereira da Silva e a área de marketing da 4Linux decidiu entrevistá-lo.

  • Qual o seu nome, idade e a sua formação acadêmica?

Vinícius Pereira da Silva, tenho 24 anos e estudei gestão em tecnologia da informação na Faculdade Anhanguera.

  • Você trabalha com TI há quantos anos?

Eu entrei no mundo da Tecnologia com 16 anos. Meu primo tinha uma empresa de manutenção de computadores e eu o ajudava. Foi ai que comecei a me interessar bastante pela parde de serviços, tais como: servidores de arquivos, servidores web, programação e etc. Nos primeiros meses de faculdade, eu vi no mural da faculdade, que a empresa Porto Seguro estava com vagas abertas para analista de suporte e de imediato já me candidatei a vaga. No dia seguinte, já recebi um email do RH da empresa me chamando para entrevista. A Porto Seguro foi a primeira empresa de grande porte que comecei a trabalhar na área de TI mas ainda não com linux.

  • Como você foi apresentado ao mundo do linux e do software livre?

Eu sempre fui uma pessoa bem interessada com relação a segurança de servidores e administração em geral. No inicio, uma palavra que me vinha muito a cabeça era a palavra "HACKER". Como todo jovem, eu sempre quis ser um "HARCKER", mas quando eu digo "HACKER" quero dizer no sentido de ter muitos conhecimentos com relação a tecnologia e segurança de sistemas. Foi aí que aproveitei as férias na empresa e realizei um curso relacionado a área.

Pesquisando na internet, li muitos artigos relaciondos ao hackerteen, era um projeto voltado a adolescentes e com o intuito de ensiná-los diversas técnicas de segurança em ambientes de servidores. Naquela época o hackerteen ja não existia mais, então decidi fazer o curso de administrador de redes linux na empresa 4linux que na minha avaliação era o caminho certo para me tornar um hacker. Foi essa vontade me tornar um hacker e a decisão de aprender linux que mudou totalmente o rumo da minha vida.

  • Quando começou a trabalhar com linux?

Apos assistir os cursos 450 e 451 durante um mês e absorver bastante conhecimento com o treinamento pois o curso é bem puxado, fiquei sabendo que a 4Linux estava com vagas em aberto para analista linux e me candidatei. Naquele momento, para quem queria ser um hacker, trabalhar com linux era um sonho. Após um processo seletivo criterioso fui escolhido entre dezenas de candidatos. Trabalhando na 4linux, conheci muitas (digo muitas mesmo) tecnologias open source e aprendi muitas coisas novas relacionadas a linux.  

  • Você acredita que o linux fez diferença na sua carreira?

Sim, posso dizer que com certeza que o linux mudou completamente o rumo da minha vida e que as oportunidades que tive se deram por causa do linux. Sacrificar a primeira férias de minha vida profissional alavancou a minha carreira. 

  • Você tem amigos que fizeram faculdade com você e não estão no mundo linux? Você - fazendo uma comparação- consegue concluir que sua carreira decolou mais rápido do que a deles por conhecer linux e software livre?

Hoje tenho amigos de faculdade tanto da área de linux quanto de outras áreas e posso lhe dizer que: com certeza o linux mudou muito a vida deles.

Hoje em dia, tenho amigos que estudaram linux morando na Irlanda, Inglaterra e na Austrália, pois linux é uma área que esta muito em alta no mercado mundial e com isso surgem diversas oportunidades. Mas também tenho amigos que não estão felizes com sua carreira e que me perguntam: - Vini ( este é o meu apelido), em apenas 3 anos você passou por excelentes empresas e hoje já está na Austrália trabalhando na Amazon, o que você fez? Se eu estudar linux consigo um bom emprego?

Eu respondo que sim e acredito bastante nisso pois realmente aconteceu comigo com uma velocidade inimaginável.

  • Se você tivesse a oportunidade de recomeçar a sua carreira em TI, o que você faria diferente?

Para ser sincero, estou bem feliz com as minhas decisões e a única coisa que eu penso, seria em começar a estudar tecnologia mais cedo, pois conhecimento nunca é demais e com o avanço muito rápido das tecnologias sempre e bom se manter '‘antenado’'.

  • Como foi a sua passagem pela 4Linux?

Minha passagem pela 4linux foi algo que me ajudou muito no desenvolvimento de meus conhecimentos. A 4linux é uma escola de treinamento não somente para pessoas que querem entrar na área de open source, mas principalmente uma 'escola de treinamentos' para todos seus funcionários pois é uma empresa de consultoria e precisávamos estar sempre atualizados.

Sempre havia novas tecnologias lançadas, novos desafios, e ao ser exigido você sempre consegue se desenvolver, isso depende apenas de você mesmo.

Eu tive muitas oportunidades trabalhando na 4linux (muitas delas agradeço a Gabriela Dias que foi minha líder na 4linux). Sempre tive novos desafios, onde eu procurava sempre dar o melhor de mim para ajudar tanto no crescimento da empresa quanto no meu.

Algo que descobri sobre mim, trabalhando para a 4linux foi o quanto eu gosto de ensinar/treinar pessoas. Isso era algo que me motivava/incentivava muito, pois eu sempre recebia elogio dos alunos e procurava sempre passar para eles um bom conteúdo didático. Aprendi que quando ensinamos aprendemos também.

  • Qual mensagem você pode deixar para os profissionais que estão começando a carreira?

Não somente para quem está começando carreira mas para quem quer mudar o rumo de sua carreira em TI. Open Source e algo que vem crescendo muito, eu hoje moro na Austrália e trabalho na AWS ( Amazon) como DEVOPS Engineer e posso dizer com toda certeza que novas oportunidades não faltarão e que irei crescer muito ainda. No último mês, recebi 8 oportunidades de emprego na área de DevOps, porém no momento não estou a procura de novas oportunidades, já que estou trabalhando em uma boa empresa e com alto crescimento pela frente.  

Agradecemos o Vinicius Silva,  sucesso.

 

    

 

Compartilhe esta página