A importância do Designer Instrucional na Educação à Distância (EaD)

Nos últimos anos, acompanhamos um crescimento da oferta de cursos à distância, tanto nas Universidades quanto nas instituições de educação corporativa.

Tuesday, 17 de March de 2009

Nos últimos anos, acompanhamos um crescimento da oferta de cursos à distância, tanto nas Universidades quanto nas instituições de educação corporativa.

Nos últimos anos, acompanhamos um crescimento da oferta de cursos à distância, tanto nas Universidades quanto nas instituições de educação corporativa. Nesse grande universo EaD, encontramos uma grande diversidade de formatos de cursos. Muitos profissionais ficam nos bastidores desta grande engrenagem, tais como o web designer, o gerente de vendas, o especialista em conteúdo, o administrador do ambiente de aprendizagem... mas, quem cuida dos aspectos educacionais da EaD? Diferente da educação presencial, não se trata do pedagogo, mas do Designer Instrucional. Este profissional é responsável pelas soluções educacionais nos cursos à distância, caracterizando o conteúdo e a proposta como educativa, ou seja, com o propósito de ensinar.   Mas por que é necessário um profissional específico, uma vez que na educação presencial, há tantos anos, esta é uma responsabilidade do pedagogo? Exatamente pelas especificidades inerentes à educação à distância. Ela possui uma linguagem própria, um formato específico, além de exigir do profissional conhecimentos em diferentes mídias, não usuais na educação presencial. Por esta razão é que o Designer Instrucional precisa de uma formação especializada, além dos conhecimentos pedagógicos. Atualmente já existem cursos de pós-graduação Lato Sensu voltados especialmente para a qualificação técnica e acadêmica destes profissionais. E o que você, aluno de cursos à distância, ganha com isso? Muito! O Designer instrucional vai garantir que um “apanhado de informações” tenha uma intencionalidade educacional, relacionando diversas variáveis: público-alvo, objetivos do curso, atividades práticas, avaliação da aprendizagem, particularidades do conteúdo, etc. Portanto, ao procurar uma instituição que ofereça cursos à distância, não deixe de perguntar quem é o Designer Instrucional! No próximo artigo, vamos te dar algumas dicas de como escolher um curso à distância com mais segurança. Até lá! Julciane Castro da Rocha Designer Instrucional, Professora e Mestranda em Educação.

Compartilhe esta página