A importância estratégica da alta disponibilidade em sistemas e servidores

A necessidade de se pensar Alta Disponibilidade parece ser um consenso na atualidade. A dependência de recursos de TI é cada vez maior nas corporações. Evitar interrupções nos serviços minimiza prejuízos financeiros e de imagem institucional. Conh...

Friday, 16 de September de 2011

A necessidade de se pensar Alta Disponibilidade parece ser um consenso na atualidade. A dependência de recursos de TI é cada vez maior nas corporações. Evitar interrupções nos serviços minimiza prejuízos financeiros e de imagem institucional. Conheça mais, neste artigo, a solução de Alta Disponibilidade oferecida pela 4Linux e a importância estratégica que ela poderá desempenhar dentro de sua empresa.

O que é?

Uma solução de alta disponibilidade está diretamente associada ao conceito de continuidade de negócios, é uma forma orientada e bem planejada de garantir que os seus serviços continuarão disponíveis, indenpendente de adversidades que envolvam hardware ou software.

Por quê?

Garantir a disponibilidade de seus serviços, não assegura apenas a satisfação dos clientes, mas pode ser algo decisivo entre escolherem a sua solução ou a do concorrente. Se a disponibilidade dos seus produtos ainda é constantemente afetada por fatores como: quedas de energia, travamento de software, problemas diversos com manutenção, será uma excelente ideia discutir e pensar um projeto de alta disponibilidade para a sua infraestrutura. 

Como funciona?

O projeto tradicional de alta disponibilidade se baseia em um conjunto comum de ferramentas:

  • Um fornecedor de endereço virtual;
  • Um monitor de vida e gerenciador do nó ativo;
  • Algum mecanismo de replicação de dados via disco, uso de sistemas de arquivos com replicação nativa ou uso de virtualização em storage.

O expertise em Software Livre para Missão Crítica da 4Linux, porém, garante que além das ferramentas tradicionais em sistemas de alta disponibilidade, mecanismos e protocolos nativos sejam usados sempre que possível.

Qual a solução da 4Linux?

A Solução de alta disponibilidade em sistemas e servidores é parte integrante da visão abrangente da 4Linux de garantia de continuidade de negócios. Busca retornar ao cliente escalabilidade, através de cluster ativo-ativo, com alta disponibilidade, ao contrário de estratégias tradicionais de cluster ativo-passivo.

Nossa solução permite:

  • Diminuir consideravelmente as falhas de atendimento;
  • Ter ambientes de contingência e redundância em servidores críticos;
  • Aumentar confiança de clientes, parceiros e colaboradores;
  • Manter a boa imagem da empresa.

    

Compartilhe esta página