InfraÁgil em prol de uma Cultura DevOps

Evento The Developers Conference

Friday, 28 de July de 2017

A 4Linux esteve presente no evento The Developers Conference que aconteceu em São Paulo no dia 18/07/2017, uma das principais conferências nacionais para todo tipo de profissional de TI. A equipe 4linux participou do evento com a palestra “InfraÁgil em prol de uma Cultura DevOps". 

A área de marketing da 4Linux entrevistou o palestrante Alisson Machado, responsável pela área de Devops da 4linux, ele conta como foi o evento e a importância do tema para o mercado atual. 

Alisson, o que seria essa cultura DevOps que vem crescendo cada vez mais?

  • É a integração entre as equipes de operações e desenvolvimento que estão trabalhando juntas, com o objetivo de entregar softwares de maneira mais rápida e com maior qualidade, tudo sendo auxiliado pelas ferramentas de automação que foram o foco da minha palestra.

Poderia fazer uma introdução sobre sua palestra?

  •  Visto que a cultura DevOps vem crescendo cada vez mais, fomos solicitados a participar de um projeto de transformação digital para uma das maiores instituições bancárias do país. Nosso objetivo era construir uma integração entre diferentes sistemas e fazer a escalabilidade deles dentro de containers em Docker. Para entregar esse projeto foram utilizadas várias tecnologias, como Python, Java, Nexus, Gitlab, Openshift e Docker, tudo isso integrado a um sistema interno onde o usuário pode criar um ambiente desenvolvimento simplesmente com alguns cliques. Pretendemos mostrar na palestra como Openshift, Nexus, Gitlab e Python podem ajudá-lo a construir um ambiente escalável de aplicações web.

Qual foi o tópico que mais chamou a atenção das pessoas presentes em sua palestra?

  • As maneiras de fazer deploy no openshift origin, durante a palestra foram mostradas 3 maneiras de fazer deploy, a primeira um deploy via Dockerfile, a segunda via github e a terceira utilizando um recurso chamado SourceToImage.

Conte um pouco mais sobre o case da instituição bancária.

  • O nosso objetivo na instituição bancaria era fazer a redução de licenças, pois era utilizada uma ferramenta proprietária chamada Fuse e tiver que fazer a substituição dela através de scripts que foram criados por nós da 4linux, um outro ganho que conseguimos, foi a eliminação do gargalo que existia em infraestrutura, devido a burocracia que existem em grandes corporações, as vezes o provisionamento de uma máquina chegava a demorar 3 meses, agora é feito em minutos, o que mostrou um ganho enorme de produtividade e um uso melhor dos recursos, uma vez que a equipe técnica não precisa mais ficar ocupada executando tarefas repetitivas. 

Sabemos que você faz parte da equipe de consultoria e da equipe de professores da 4linux,  sempre está palestrando em grandes eventos, como você consegue conciliar as atividades?

  • A 4Linux é uma empresa bem dinâmica e sempre nos incentiva a enfrentar novos desafios, durante o horário comercial na maioria do tempo eu fico focado em projetos, mas quando necessário também ministro cursos, e também sou responsável pela criação de alguns cursos novos, como por exemplo o curso de MongoDB que foi criado por uma necessidade de um de nossos clientes e o curso tem como exemplos práticos a replicação de cenários que foram aplicados em nossos clientes durante os projetos de consultoria, uma vez com todo esse conteúdo pronto, posso agendar as palestras em eventos com o incentivo da 4linux.

Você teria alguma dica para quem está entrando no mercado de Infraágil?

  • Fazer o curso de Infraágil de 4Linux, pois ele faz um overview da maioria das ferramentas que estão  sendo usadas no cenários DevOps, é um ótimo ponto de partida para que não sabe por onde começar.

Alisson, parabéns pelo sucesso da palestra, agradecemos sua participação.

Curso Infra Ágil Consultoria Contato

Compartilhe esta página