Instrutor 4Linux ministrará palestras no II Fórum de Software Livre de Duque de Caxias

No dia 11 de dezembro acontecerá o II Fórum de Software Livre de Duque de Caxias. O fórum contará com a presença de diversas personalidades do mundo Software Livre do cenário nacional e representantes de empresas privadas e públicas, que poderão a...

Friday, 10 de December de 2010

No dia 11 de dezembro acontecerá o II Fórum de Software Livre de Duque de Caxias. O fórum contará com a presença de diversas personalidades do mundo Software Livre, do cenário nacional e representantes de empresas privadas e públicas, que poderão apresentar suas soluções em Software Livre e cases de sucesso. A programação do evento contará com diversas palestras técnicas, painéis e minicursos totalmente direcionados às Tecnologias da Informação e Comunicação com ênfase em Software Livre. Dentre as palestras, que serão ministradas no evento, duas delas ficarão sob responsabilidade de um dos instrutores da 4Linux: Fernando Mercês, autor do site: www.mentebinaria.com.br. A primeira delas, com o título: “Criando um site com LAMP e Joomla em 30 min”, será ministrada às 13h e a segunda: “Programando em BASH, Coisas que o BASH não faz” será ministrada às 16h. Fernando Mercês é o instrutor do mais novo curso lançado pela 4Linux: Alta Performance com Scripting para SysAdmin. Um curso online em vídeoconferência ao vivo com o professor e focado no público de administradores de redes e sistemas.

Confira o resumo dessa palestra, diretamente relacionada ao treinamento que será ministrado pro Fernando Mercês na 4Linux:

A programação em BASH é muito útil para administradores de sistemas e usuários avançados do GNU/Linux. Isso não é novidade. No entanto, esses mesmos usuários por vezes deparam-se com problemas que podem exigir bibliotecas externas, parsers, tratamento de binários e outros recursos normalmente presentes em qualquer linguagem de uso geral como Python, Perl, C ou PHP. O objetivo dessa palestra é provar que o BASH também é capaz de realizar tais tarefas, exigindo apenas criatividade e conhecimento do sistema. Será exemplificado, por exemplo, como varrer uma árvore do OpenLDAP, como patchear um binário, dentre outros exemplos que dizem o que o BASH "não faz".

Além disso, a 4Linux aprovou o sorteio de um curso para os participantes das palestras de Mercês. Será sorteada uma vaga no curso 455 - Linux Essentials. O mais interessante é que, ao invés do tradicional sorteio com papeizinhos e urna, este sorteio será realizado através de um script, que será executa no Bash.

Mais informações sobre este Fórum podem ser obtidas em: http://forumsoftwarelivre.com.br

Compartilhe esta página