Investigação Forense Digital no Boteco 4Linux

“As técnicas de forense devem estar inseridas na política de segurança das empresas”

Tuesday, 20 de June de 2006

Em sua quinta edição, o Boteco 4Linux do dia 23 de maio de 2006 teve como tema a Investigação Forense Digital, treinamento recém lançado pela 4Linux. O palestrante da noite foi Valter Monteiro Junior, encarregado da divisão de análises técnicas de ferramentas de segurança digital na diretoria de telecomunicações da Marinha do Brasil. Ele explicou aos cerca de 70 presentes que a Forense Computacional identifica e aplica técnicas de preservação de provas e análises de evidências.

Em sua quinta edição, o Boteco 4Linux do dia 23 de maio de 2006 teve como tema a Investigação Forense Digital, treinamento recém lançado pela 4Linux. O palestrante da noite foi Valter Monteiro Junior, encarregado da divisão de análises técnicas de ferramentas de segurança digital na diretoria de telecomunicações da Marinha do Brasil. Ele explicou aos cerca de 70 presentes que a Forense Computacional identifica e aplica técnicas de preservação de provas e análises de evidências. “As técnicas de forense devem estar inseridas na política de segurança das empresas. Dentro de 5 anos todo e qualquer tipo de ação judicial precisará de uma pesquisa forense”, esclareceu Monteiro. Utilizando Software Livre, foram exibidas técnicas que garantem a integridade das provas e preservam os conceitos forenses cruciais a qualquer investigação. Além disso, foram apresentadas situações reais que mostram a importância da computação forense como parte da política de segurança de uma instituição. Ilustrando a apresentação com as experiências vivenciadas na Marinha do Brasil, Monteiro destacou também a importância dos procedimentos operacionais a serem adotados em uma Investigação Forense Digital, como a preservação de provas, a coleta e a análise das evidências obtidas. De acordo com Gabriel Tonelli, estudante do HackerTeen – formação profissional desenvolvida pela 4Linux – o palestrante abriu novos horizontes de trabalho. “Ele mostrou uma nova perspectiva de mercado, ainda carente de profissionais”, afirma o estudante, presente no evento pela primeira vez. Segundo o analista de suporte Josafá Araújo, também estreiante no evento, todas as palestras deveriam ter o formato descontraído do Boteco 4Linux. “O palestrante passou confiança e conhecimento, sabia do que estava falando”, acrescentou. A estudante do HackerTeen Mônica Bonn e o analista de suporte Wagner Rodrigues concordaram ao destacar o principal ponto positivo da apresentação: os exemplos práticos abordados deixaram a palestra mais interessante. Para Bruno Gurgel, outro estudante do HackerTeen presente no evento, mais do que interessante, o Boteco 4Linux foi revelador. “É bom conhecer o nome da profissão que eu procurava há um bom tempo”.

Sobre o palestrante

 Valter Monteiro Júnior é graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, possui o título de Mestre em Ciência da Computação com ênfase em Segurança da Informação pela Naval Postgraduate School, Califórnia, EUA. Atua como encarregado da divisão de análises técnicas de ferramentas de segurança digital na Diretoria de Telecomunicações da Marinha do Brasil.

Compartilhe esta página