Lançamento do Expresso Livre 2.4 - Release 2.4.0-beta1

A comunidade do projeto Expresso Livre tem trabalhado muito para disponibilizar uma nova versão, melhorada e com muitas novidades. Após um longo período de dese nvolvimento, está disponível para testes, a versão 2.4.0-BETA1. A versão 2.4.0-BETA1...

Thursday, 12 de April de 2012

A comunidade do projeto Expresso Livre tem trabalhado bastante para disponibilizar uma nova versão, melhorada e com muitas novidades. Após um longo período de dese nvolvimento, está disponível para testes, a versão 2.4.0-BETA1.

A versão 2.4.0-BETA1 é uma prévia de como será a próxima versão estável e oficia l da comunidade Expresso Livre. É importante lembrar que esta versão ainda está em testes e NÃO é recomendada para ambiente de produção.

Algumas das principais melhorias desta versão:

  • Novo editor de textos, utilizado na criação de e-mails, com mais recursos e mais compatível com outras ferramentas (como LibreOffice e MS Office);
  • Melhorias na interface do módulo ExpressoMail, com uma nova árvore de pastas (que agora permite também arrastar pastas), nova interface de edição de e-mails, nova interface de filtros (com novos recursos também), novas formas de pesquisar e-mails e suporte a marcadores (flags), sinalizadores de e-mails, entre outras novidades;
  • Novo parser de e-mails, (processamento e visualização de mensagens recebidas), mais compatível com mensagens geradas em ferramentas de e-mail proprietárias;
  • Novo módulo de agenda (ExpressoCalendar), totalmente compatível com as RFCs 2 445 e 2446, com uma interface inédita, apresentando mais usabilidade ao usuário e a inclusão de novas funcionalidades, como: Integração com DaviCal, ACLs (permissões) de eventos, suporte a anexos, entre outros;
  • Novo instalador, compatível com Ubuntu 11.10, Debian Squeeze e CentOS 6;
  • Além de centenas de pequenas corrreções.

Para fazer o download desta nova versão, acesse a página de downloads no site do projeto.

Até o lançamento da versão final da 2.4.0, serão disponibilizados à noite pacotes com as últimas correções implementadas durante o dia (nightly versions), também disponíveis na mesma página de downloads.

Não deve ser surpresa que esta versão contenha bugs, afinal é a BETA1. Porém, a participação de todos, com reportes de bugs, comentários e sugestões em geral são de extrema importância para o término do desenvolvimento desta versão. Por isso, foram criados alguns canais de comunicação na comunidade, para que pos samos receber esse feedback. Está disponível no fórum da comunidade uma sessão exclusiva para tratar da versão 2.4.

Existem também as listas de discussões que podem (e devem) ser utilizadas. Para obter acesso, cadastre-se.

Para atualizar seu ambiente de desenvolvimento e/ou testes com a nova versão do Expresso Livre basta seguir este howto.

Para realizar uma nova instalação, acesse o diretório "INSTALL" (dentro do pacote do Expresso Livre) e execute o script "expressoInstall.sh".

Esta nova versão do Expresso Livre necessita que a versão utilizada do PHP seja no mínimo a 5.3.3. Recomendamos a utilização dos seguintes sistemas operacionais (já compatíveis com o instalador):

  • Debian Squeeze;
  • Ubuntu 11.10;
  • CentOS ou RedHat EL 6.

Esta versão foi desenvolvida e testada para os seguintes navegadores:

  • Firefox >= 9. Recomendado versão 10 ESR;
  • Google Chrome >= 17. Recomendado versão 18;
  • Internet Explorer 8; Recomendado Firefox.

Problema conhecido:

Em função das novas versões dos navegadores utilizados, a solução de arquivamento local baseado no Google Gears não é mais compatível. Esta solução será descontinuada em detrimento de uma nova, que será lançada apenas na versão 2.5.0 ou superior.

Esta versão foi liderada e desenvolvida pela Prognus Software Livre, em parceria com a 4Linux, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, e com o apoio técnico da Companhia de Informática do Paraná - CELEPAR.

A comunidade Expresso agradece a ajuda de todos!

Cordialmente, Equipe Expresso Livre www.expressolivre.org

Fonte: Dicas-L.

Colaboração: Nilton Emílio Bührer Neto

Data de Publicação original: 11 de abril de 2012

Compartilhe esta página