LinuxCon Brasil 2010 - Divulgada grade de palestras e criador do Linux estará pela primeira vez no Brasil.

Acontece – pela primeira vez no Brasil – nos dias 31 de agosto e 1⁰ de setembro de 2010 no WTC – World Trade Center Convention Center, São Paulo, o evento internacional LinuxCon Brasil 2010, com a presença – pela primeira vez no Brasil – de Linus ...

Thursday, 5 de August de 2010

Linus Torvalds palestrará na LinuxCon Brasil 2010 em São Paulo.

Acontece – pela primeira vez no Brasil – nos dias 31 de agosto e 1⁰ de setembro de 2010 no WTC – World Trade Center Convention Center, São Paulo, o evento internacional LinuxCon Brasil 2010, com a presença – pela primeira vez no Brasil – de Linus Torvalds, o criador do Linux.

A LinuxCon é um evento organizado pela Linux Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover o crescimento do Linux e mantida por grandes empresas globais de TI, tais como IBM, Intel, Fujitsu, Hitachi, Motorola, Google, entre outras.

O evento acontecia, até então, somente nos USA e Japão, e pela primeira vez ocorrerá fora deste eixo. “Quando recebemos a visita de Jim Zemlin, presidente da Linux Foundation, meses atrás para convidar a 4Linux a apoiar o evento, ficamos surpresos e bastante felizes com o fato de que o Brasil tinha sido escolhido para sediar a conferência”, afirma Marcelo Marques, Diretor de estratégias da 4Linux.

A LinuxCon é um espaço para troca de informações, colaboração e educação nos assuntos relacionados ao Linux, e procura reunir desenvolvedores, especialistas, administradores de redes e sistemas, bem como executivos de TI. As palestras são proferidas por personalidades do mundo Linux, sendo uma excelente oportunidade para se conectar com excelentes profissionais.

Além de Linux Torvalds, estarão palestrando na LinxCon Brasil: Andrew Morton, mantenedor do kernel do Linux; Jim Zemlin presidente da Linux Foundation; Thomas Gleixner, mantenedor do “the common Intel architecture branch (x86)”; Ian Pratt, líder do projeto de virtualização Xen; Ted Ts'o, um dos mais antigos desenvolvedores do kernel do Linux e mantenedor do sistema de arquivos ext4 – atualmente trabalhando no Google nas áreas de sistemas de arquivos e armazenamento de dados, entre outros.

Além das excelentes palestras técnicas, o evento contará também com palestras de “cases” que mostram como o Linux e o software livre estão cada vez mais presentes no mercado corporativo. A Globo.com mostrará, por exemplo, como transmitiu a copa do mundo de 2010 usando a plataforma Linux e softwares livres, e a 4Linux mostrará como a Caixa Econômica Federal conecta todos os seus ATMs (que usam Linux embarcado) em uma infra-estrutura que funciona 100% com softwares livres.

O evento conta também com uma área de exibição (estandes) onde fornecedores mostrarão seus produtos e serviços e como o software livre está mudando o jeito destas empresas tratarem seus ativos de software. Já confirmaram presença: Globo.com, Intel, Caixa Econômica Federal, Serpro, 4Linux entre outras.

“O Brasil já organiza o FISL – provavelmente o maior evento de software livre do mundo – com um grande sucesso de público e palestras de excelente qualidade, mas ter o Brasil escolhido para sediar a LinuxCon fora do eixo USA e Japão, mostra o quão forte está o uso de plataformas livres no Brasil”, explica Rodolfo Gobbi, Diretor Geral da 4Linux.

A programação completa do evento pode ser conferida aqui.Além dos keynotes, o evento contará com mais de 90 atividades, divididas entre palestras, grupos de discussão e tutoriais.

ATENÇÃO: Até sábado (07/08/2010), a Linux Foundation manterá o preço promocional para obtenção do ingresso ao evento: R$ 250,00. A partir do dia 08/08/2010, o preço sobe para R$ 350,00. Estudantes tem 50% de desconto (meia-entrada).

Saiba mais sobre LinuxCon Brasil 2010.

 

Compartilhe esta página