LPI aplicará provas nível 2 no Brasil

Provas têm preço mais baixo do que as aplicadas nos terminais eletrônicos.

Tuesday, 29 de May de 2007

A 4Linux - empresa especializada em treinamentos e serviços baseados em software livre e afiliada do Linux Professional Institute no Brasil - anunciou nesta semana que as duas provas do nível 2 da certificação LPI (201 e 202) serão novamente aplicadas em papel no Brasil. O valor de cada prova será de R$260,00, representando uma economia em relação às provas até então realizadas somente nos terminais eletrônicos VUE ou Prometric (a US$150,00 cada uma).

Há duas maneiras de os interessados se certificarem: pelo Computer Based Test (CBT), que são provas realizadas nos terminais eletrônicos VUE e Prometric ou pelo Paper Based Test (PBT), provas aplicadas em papel, em datas e locais definidos de acordo com o calendário do LPI Brasil.

Atualmente, as provas 101 e 102 são aplicadas em português e as provas 201 e 202, na língua inglesa. O nível 2 certifica o aprovado como Administrador Linux Nível Pleno, avaliando tópicos como SAMBA, servidores de e-mail, configuração de rede e firewall, entre outros. Segundo dados levantados pelo LPI em março de 2007, existem no Brasil apenas 124 profissionais LPIC-2, o que coloca o país em sexto lugar no número de profissionais certificados no nível 2 em todo o mundo.

"Este número tende a aumentar agora que as provas serão realizadas em papel, pois a aplicação poderá acontecer para um grupo maior de pessoas simultaneamente e também em cidades não atendidas pelos terminais eletrônicos", esclarece Rodolfo Gobbi, diretor geral da 4Linux. "O Brasil é o sexto colocado em profissionais LPIC-2 e temos como meta terminar o ano em quarto no mundo todo", completa o diretor.

Em agosto de 2006, LPI e 4Linux assinaram um contrato que autorizou a 4Linux a atuar como a primeira afiliada da entidade no Brasil. Com isso, a empresa passou a desenvolver as seguintes atividades: organizar provas em suas instalações seguindo as mesmas regras comerciais dos LATP's, organizar as provas dentro dos LATP's, credenciar e descredenciar LATP's, organizar a logística de inscrições das provas, manter o site do LPI em sua região, manter atendente para tirar dúvidas relativas às provas e criar o calendário anual de provas em sua região.

Consulte a lista completa dos tópicos cobrados nas provas 201 e 202 Solicite mais informações sobre as provas do LPI

Compartilhe esta página