Mercado corporativo parabeniza o Linux pelos seus 20 anos

O Linux firma-se em sua idade adulta, de 20 anos, com promessas de um futuro promissor. Caminhou neste sentido o o discurso de abertura da 2011 Linux Foundation Collaboration Summit. O evento, onde os convites são feitos com bastante exclusividade...

Thursday, 14 de April de 2011

O Linux firma-se em sua idade adulta, de 20 anos, com promessas de um futuro promissor. Caminhou neste sentido o o discurso de abertura da 2011 Linux Foundation Collaboration Summit. O evento, onde os convites são feitos com bastante exclusividade, reuniu desenvolvedores do kernel, mantenedores de distribuições, usuários, membros de comunidades, entre outros que estejam ligados ao Linux e aos desafios que o cercam na atualidade.

Para aqueles que eventualmente perguntem, qual o status da disputa histórica Linux vs Windows? A resposta é bastante clara: ainda não estamos prontos para declarar vitória sobre a plataforma da Microsoft, porém, o momento pelo qual passa o Linux demonstra que esta já não é mais a questão central. Hoje figurando no mercado como um sistema robusto e estável o Linux roda praticamente tudo: controle de tráfego aéreo, sistemas para submarinos nucleares e até mesmo os efeitos especiais da premiada obra de James Cameron: Avatar.

Os 500 supercomputadores mais poderosos do planeta passaram de 96% rodando UNIX para 96% rodando Linux¹, o que além de um excelente indicador é uma conquista impressionante, para plataforma concorrente alguma botar defeito. Nesse cenário de ampla utilização, o Linux vem ganhando espaço no mercado financeiro, onde no ano de 2010 72% do mercado acionário já utilizava Linux². Ambientes como os do mercado financeiro são de missão crítica. No Brasil há uma experiência análoga de Linux rodando em ambientes de missão crítica, que foi a implementação do sistema multicanal na Caixa Econômica Federal. Atualmente o ambiente multicanal atende mais de 20.000 ATMs, picos de 6.000.000 de transações bancárias e sociais por dia, com mais de 18.000.000 de transações de banco de dados por dia. Passam pelo multicanal mais de R$ 1 bilhão por mês.

O Linux oferece uma ampla de gama de ferramentas para a criação e manutenção de novos projetos. Há liberdade e facilidade de criação. O balanço desses 20 anos aponta para um futuro em que os excelentes números da atualidade serão maximizados, colocando o Linux em um papel de maior destaque ainda.

1. www.zdnet.com/blog/open-source/super-duper-linux-computers/7914

2. www.zdnet.com/blog/open-source/20-years-of-linux-down-and-the-best-is-yet-to-come/8613?tag=nl.e539  

 

Compartilhe esta página