Mercado de BI em franca ascensão. Oportunidade para especialistas em business intelligence

O ano de 2010 registrou um expressivo crescimento de 13,4%, em relação ao ano de 2009, no mercado de BI. O crescimento representa algo na casa dos US$ 10,5 bilhões de doláres e vem impusionado por diversas medidas de incentivo, no campo econômico,...

Friday, 29 de April de 2011

O ano de 2010 registrou um expressivo crescimento de 13,4%, em relação ao ano de 2009, no mercado de Business Intelligence (BI). O crescimento representa algo na casa dos US$ 10,5 bilhões de doláres e vem impusionado por diversas medidas de incentivo, no campo econômico, e de uma relativa melhora nos indicadores gerais da economia. Está associado, também, ao lançamento de novos produtos. Para o ano de 2011 o Gartner prevê um crescimento de 9,7% no setor e essas previsões não costumam ser falhas. Para o ano de 2010, por exemplo, as previsões oficiais indicavam um crescimento de 14%, número muito próximo dos 13,4% efetivos.

Por mais que algumas regiões do planeta apresentem um crescimento econômico lento, é natural que as corporações busquem o BI, como forma de maximizar sua inteligência e efetividade. Hoje, é muito difícil que uma empresa sobreviva sem qualquer ferramenta de BI. A tomada de decisão nas empresas tem, cada vez mais, relação com ferramentas que fundamentem as escolhas, baseadas em dados que apontem a assertividade ou o risco de uma determinada medida. BI é uma tecnologia que permite às empresas transformar dados guardados nos seus sistemas em Informação qualitativa e importante para a tomada de decisão.

Segundo Cesar Domingos, responsável pela área de Business Intelligence da 4Linux:

A boa notícia é que existe uma solução open source de BI. Hoje é possível utilizando a suite Pentaho de BI Open Source, desenvolver desde a modelagem e construção de um Data Warehouse (com ETC) (sistema utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados), até a criação de um portal com Relatórios AdHoc e cubos OLAP. 

E justamente pensando na vitalidade e importância estratégica dos conhecimentos relacionado ao BI, que a 4Linux preparou Webcasts sobre o tema. Confira quais foram:

Há também cursos, onde o foco é formar técnicos, analistas ou profissionais, geralmente ligados a banco de dados, interessados em aprender a instalar e configurar a suite Pentaho e usá-la para criar soluções de BI. Se você se enquadra em alguns dos tópicos abaixo, pode ser uma boa ideia estudar BI conosco:

  • Você é um técnicos ou analista interessado em aprender a modelar e implementar Data Warehouses;
  • Gerente de TI que vai gerir projetos de DW e/ou BI;
  • Profissional que precisa ajudar a organização na montagem de um DW, em especial para apoiar projetos de BI, de qualquer escalão;
  • Gerente da Área de negócios, como vendas, marketing ou compras, que faz parte de projetos de DW e/ou BI de sua empresa, e precisam aprender a colaborar e interagir com a equipe que vai construir o DW;
  • Consultor de Inteligência de Negócio, que precisa aprender a montar Data Warehouses para expandir seu portfólio de habilidades, ou colaborar com outros profissionais que cuidarão do DW;

Ou mesmo alguém interessado em fazer parte deste franco crescimento e acompanhar o que há de mais moderno em termos de inteligência de negócios.

Leia mais na página dos cursos:

Referência: http://www.tiinside.com.br/25/04/2011/mercado-de-bi-movimenta-us-10-5-bilhoes-em-2010/ti/221719/news.aspx