Mercado de Trabalho Linux em 2012

Relatório Dice sobre Mercado de Trabalho Linux 2012 mostra que a forte demanda causa salários mais altos e mais benefícios para profissionais Linux.

Tuesday, 28 de February de 2012

4Linux disponibiliza versão em português de relatório da Dice e Linux Foundation a respeito do mercado de trabalho Linux em 2012. Entre outros dados, o relatório revela que a grande demanda gera salários mais altos e mais benefícios para os profissionais Linux.

Sumário Executivo

É sabido que o mercado de trabalho em TI é um ponto brilhante mesmo em mercados em crise. Nos Estados Unidos¹, o desemprego para profissionais de TI é de 3.8% , já inferior aos 5.3% há 12 meses e muito inferior aos 8.3% porcento da taxa de desemprego nacional.

Com evidências fortes de que a criação de empregos está associada ao aumento da adoção e uso de Linux, a Dice e a Linux Foundation somaram forças para entender melhor o cenário de contratação global em 2012 para profissionais Linux. Então, qual é o tamanho da demanda por talentos Linux? E o que isso nos conta sobre o plano de carreira para desenvolvedores, administradores de sistemas e outros profissionais envolvidos com Open Source?

As conclusões desta pesquisa conjunta mostram de forma clara: empresas precisam de profissionais Linux capacitados e precisam deles já. Esta abrangente pesquisa incluiu respostas de mais de 2.000 gerentes de recrutamento de empresas, de pequenas a grandes, organizações governamentais e agências de emprego ao redor do mundo. A combinação da rede de gerentes de recrutamento focados em tecnologia da Dice e o acesso da Linux Foundation a empregadores Linux desenhou um relatório de tendências importantes.

Pontos chaves no Relatório de Mercado de Trabalho Linux 2012 incluem:

  • A demanda por talentos Linux está em franca ascensão, mas encontrar esses profissionais é difícil. Oito em cada dez entrevistados na pesquisa disseram que contratar talentos Linux é uma prioridade para 2012. Esse fator de pressão é particularmente evidente quando a demanda por Linux é comparada com outras competências: 63% dos gerentes de recrutamento estão aumentando as contratações Linux em relação a outras competências. O resultado? Impressionantes 85% disseram que encontrar talentos Linux é algo difícil, fazendo com que os esses profissionais sejam os talentos mais procurados em 2012.
  • As empresas tem feito investimentos significativos para atrair e reter talentos Linux. Profissionais Linux acumulam melhores posições, salários, bônus e benefícios. Enquanto o aumento de salários para profissionais de TI acumulou apenas 2% em 2011, profissionais Linux até 5% de aumento anual e até 15% em bonificações. Horários de trabalho mais flexíveis (37%), capacitação e programas de certificação (30%) e aumentos estão entre os benefícios que experts Linux podem esperar.
  • Desenvolvedores Linux plenos e administradores de sistemas estão com a maior demanda. Empregadores estão procurando por desenvolvedores Linux (57%) e administradores de sistemas (55%) com níveis de experiência variados, embora profissionais mais experientes sejam os mais procurados: 75% dos entrevistados disseram que estão procurando talentos Linux com 3 a 5 anos de experiência.

Acesse na íntegra os dados do relatório!

Compartilhe esta página