Palestra sobre Inteligência Operacional com Elastic foi destaque no FISL 2015

Palestra foi ministrada em conjunto com a Caixa Econômica Federal.

Monday, 13 de July de 2015

Com o tema Inteligência Operacional com  a solução Elastic a palestra ministrada por Ronaldo Wanzeler funcionário da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL  e Rodrigo Tornis funcionário  4LINUX mostrou como a CAIXA está conseguindo aumentar a inteligência operacional de seus serviços de TI com a solução Elastic (Elaticsearch, Logstash e Kibana). A palestra foi ministrada na cidade de Porto Alegre, durante a 16a. Edição do Fórum, Internacional de Software Livre - o maior evento de software livre do Brasil e um dos maiores do mundo. A palestra mostrou os benefícios  que a equipe de correio eletrônico da CAIXA vem ganhando com a adoção da solução Elastic. Através do Elastic a equipe conseguiu ter visibilidade do tráfego de mensagens identificando anomalias e uso indevido do canal, bem como volumetria. Além disso com o Elastic a Caixa obteve - através de dashboards e gráficos - dados estatísticos de tráfego, tamanho de mensagens, envio, recebimento, mensagens não enviadas e analise mensagens relevantes ou não ao negócio da caixa. “ A solução Elastic permitiu que a equipe de correio pudesse correlacionar problemas e atuar de forma preventiva e conjunta com fornecedores e parceiros da CAIXA.”  explica Rodrigo Tornis, Gerente de Projetos da equipe técnica que implementou o Elastic na Caixa.

 

Assista o vídeo da Palestra AQUI!

Além da palestra de Elastic a 4Linux ministrou outras 7 palestras no FISL16.

“ Uma empresa de consultoria tem que estar atenta as tendências de mercado. A escolha das palestras do FISL são feitas de forma aberta, transparente e democrática através de votação aberta e pública. Ter 08 palestras aprovadas no maior evento de software livre do mundo mostra o quanto a 4Linux está alinhada com o que o mercado está procurando em termos de tecnologias livres”, comemora Rodolfo Gobbi, Diretor Geral da 4Linux.

Palestras ministradas pela 4Linux no FISL16:

1- PHP e PostgreSQL, Dois Elefantes Trabalham muito mais!

Palestrante: William Welter.

Atualmente o PHP ainda é muito associado ao MySQL. É dificil encontrar programadores PHP que utilizem, ou que conheçam, outros SGBDS.Ainda é comum escutar frases do tipo "minha aplicação é pequena por isso resolvi usar o MySQL, quando crescer penso em outro banco".A finalidade desta palestra é mostrar que o PostgreSQL "não morde", não é dificil e pode sim ser utilizado em aplicações pequenas, médias e grandes.Para quebrar o gelo iremos começar mostrando as principais ferramentas que um programador precisa conhecer para trabalhar com o PostgreSQL no seu dia-a-dia.Através de exemplos simples mostraremos suas principais vantagens e caracteriscas que o fazem ser considerado o "O banco de dados open source mais avançado do mundo".

2- Arquiteturas escaláveis para aplicações PHP.

Palestrante: William Welter.

Minha aplicação cresceu, meu servidor não esta "aguentando", o que eu faço? Compro um servidor melhor ? Como eu escalo meu ambiente ?Essa são algumas das perguntas mais comuns que surgem quando temos problemas de desempenho, porem poucos sabem realmente qual é resposta certa.Para ajudar a responder estas perguntas, inicialmente iremos mostrar como as coisas funcionam no S.O. quando temos uma aplicação PHP rodando em cima do servidor HTTP Apache(o tipo de ambiente da maioria das aplicações PHP). De forma que veremos seu principais limites e como podemos escalar este tipo de arquitetura.Em seguida iremos entender como funcionam as arquiteturas baseadas no servidor http NGINX e php-fpm, e porque elas estão ganhando mercado de forma muito rapida.Ao final desta palestra esperamos que todos possam conhecer os principais limites e vantagens de cada arquitetura e qual é a mais adequada para escalar a sua aplicação.

3- Criando API Rest no Zend Framework 2.

Palestrante: Juciellen Cabrera

Cada vez mais se faz necessário o desenvolvimento de aplicações pensando na possibilidade de integrações com outras aplicações, de plataformas diferentes inclusive. Vamos ver que criar uma API Rest no Zf2, um robusto framework PHP, é muito mais fácil do que se imagina.

4- Mulheres que programam ??? Quebrando paradigmas!

Palestrantes: Camila Fernandes e Juciellen CabreraQuais são os maiores desafios que as mulheres na área de desenvolvimento de softwares enfrentam?Ainda existe preconceito nos dias de hoje? Porque elas ainda são minoria mesmo havendo referencias como Ada Lovelace e Grace Hopper? Quais as vantagens de ter uma mulher num projeto de desenvolvimento de software? Camila Fernandes e Juciellen Cabrera, duas programadoras PHP na 4Linux vão abordar esses temas e comentar como conciliam a vida profissional e a pessoal.

5- Postgresql com RepManager.

Palestrante: Vinicius Aquino

A replicação nativa hoje do Postgresql é trabalhosa de ser feita, e contém vários procedimentos. Com o repmanager a replicação se torna muito mais fácil e tranquila de se manipular.

6- Certificação pra quem?

Palestrante: Denis Perciliano Ribeiro

Na área de Ti uma certificação é sim sinônimo de boas entrevistas de emprego, mas quanto vale uma certificação? Para que e para quem temos que tirar uma certificação, as certificações podem te garantir um ótimo desenvolvimento profissional e pessoal, quero mostrar que a certificação nãp é só um pedaço de papel como muitos pregam por aí.

7- Infraestrutura Ágil com Git, Puppet e Zabbix.

Palestrante: Gabriela Dias

Quantas vezes você já precisou repetir as mesmas configurações manuais para criar ou configurar uma infraestrutura? Já imaginou sua infraestrutura sendo versionada e automatizada da mesma forma que acontece com o desenvolvimento de softwares? Com o surgimento da filosofia DEVOPS tudo isso se tornou realidade. O DevOps surgiu da necessidade de melhorar a agilidade das entregas no setor de TI focando no aperfeiçoamento da comunicação, colaboração e integração entre desenvolvedores de software e administradores da infra de TI. Essa palestra tem o objetivo de mostrar como tratar sua infraestrutura como código, usando ferramenta de Gerência de configuração como o Puppet, versionamento com Git, e monitoração e controle com Zabbix. O público terá a oportunidade de ver uma demonstração prática de uma infraestrutura de Servidor de Aplicação sendo criada de forma totalmente automatizada via Puppet, monitorada pelo Zabbix e tudo com controle de versão através do Git.

 

Compartilhe esta página