Palestras da 4Linux no JavaOne Latin America 2011

Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro acontece o JavaOne Latin America 2011. A conferência JavaOne tem como objetivo reunir os especialistas e entusiastas do Java, fomentando o aprendizado e o networking. O JavaOne é o mais importante evento mundial para ...

Thursday, 22 de December de 2011

Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro aconteceu o JavaOne Latin America 2011. A conferência JavaOne tem como objetivo reunir os especialistas e entusiastas do Java, fomentando o aprendizado e o networking.  É o mais importante evento mundial para a comunidade Java. Nesta edição,  a 4Linux marcou presença ministrando duas palestras.

Palestra: As grandes novidades do JSF2 2.0! Palestrante(s): Gustavo Lira e Silva e Gabriel Ozeas Descrição: Com o lançamento do Java EE 6 o JSF 2.0 se tornou o framework padrão da Oracle para a camada de visão, assim como Facelets em substituição ao JSP. Mesmo na versão 1.2 do JSF vários desenvolvedores não acreditavam na proposta do framework nem tão pouco achavam um framework útil e produtivo. Comparado com a versão atual o JSF 1.2 realmente apresenta algumas restrições fazendo sempre com que o desenvolvedor busque algum componente de terceiros para resolver algum problema, em alguns casos fazendo com que a aplicação final fique com vários megas e várias bibliotecas incluídas. Nesta palestra apresentaremos as principais mudanças e melhorias incluídas no JSF 2, 2.1 e as principais mudanças que estão por vir com a versão 2.2. Slides: Visualize abaixo ou baixe aqui se preferir. As grandes novidades do JSF 2.0!

Ver mais apresentações da 4linuxbr

Palestra: Formando Desenvolvedores Efetivos

Palestrante(s): Fernando Lozano Descrição: Aumenta a demanda por novos sistemas e novas tecnlogias, diminuem ds orçamentos para TI, e está mais difícil encontrar bons desenvolvedores, apesar da ampla oferta de cursos de Java e do seu ensino na quase totalidade das universidades. Algo está fundamentalmente errado na formação profissional dos desenvolvedores. Frameworks, IDEs e padrões foram propostos como soluções para se ter mais e melhores profissionais, infelizmente com sucesso limitado. Felizmente o conhecimento acumulado das comunidades Java e Ágil sugerem outros caminhos a serem explorados para se formar desenvolvedores produtivos, e o palestrante apresenta reflexões baseado em sua experiência tanto na academia quanto em treinamento voltado para certificação profissional. Slides: Visualize abaixo ou baixe aqui se preferir.

Formando Desenvolvedores Efetivos Ver mais apresentações da 4linuxbr.

A 4Linux palestrou, também, na edição de 2010. Você pode conferir como foi a experiência do nosso Arquiteto de Soluções Open Source, Fernando Lozano, clicando aqui.

Compartilhe esta página