Revista Cláudia promove chat com Diretora de Responsabilidade Social do HackerTeen

Eliane Feliz orientou pais e filhos sobre proteção contra o assédio de pedófilos na Internet

Monday, 12 de June de 2006

Realizado em 9 de maio de 2006, o bate-papo reuniu em uma sala do “iG Papo”, a diretora de responsabilidade social do HackerTeen, Eliane Feliz, e os leitores da Revista Cláudia para uma conversa sobre pedofilia na Internet. Veja alguns trechos do bate-papo: Moderadora: Pessoal, a Eliane já está na sala. Mandem suas perguntas. JCO: Oi Eliane, obrigada pela sua presença! Vou perguntar o seguinte: mesmo hoje com toda a política contra a pedofilia, os casos ainda são muito freqüentes na internet? Eliane Feliz: Olá, pessoal. Boa tarde! Infelizmente, JCO, ainda são freqüentes. São 6,2 mil sites no mundo 7 milhões de crianças envolvidas. Uma ONG que trata de denúncias de crimes digitais, a SaferNet, recebeu em pouco menos de 2 meses, 15 mil denúncias de crimes na Internet (em sua maioria envolvendo pedofilia). Deca: Como faço para evitar que meus filhos entrem em sites inapropriados? Eliane Feliz: Deca, este é uma preocupação de muitos pais, já que os filhos nasceram na era digital e os pais nem sempre conseguem acompanhar as novas tecnologias com a mesma facilidade que os filhos.

Existem algumas tecnologias, onde você pode bloquear a busca de sites que contenham determinadas palavras, mas a melhor maneira sempre é manter o diálogo aberto com o filho. JCO: Concordo, de nada adianta mil tecnologias se o problema está no homem. Infelizmente, temos que criar maneiras de burlar a maldade e o crime... Eliane Feliz: O pedófilo conquista a confiança da criança pela Internet em chats de bate papo, consegue o msn das crianças ou jovens e depois o telefone. Ai marca encontro, tira fotos, faz vídeos e começa a chantagear a vítima, que tem medo de contar para os pais. Por isso a melhor maneira de proteger seu filho é tendo um diálogo aberto. Deca: Eliane, você tem um site? Eliane Feliz: Deca tem o site da safernet para fazer denúncias, que é www.denunciar.org.br

A SaferNet, em conjunto com o HackerTeen, lançaram uma cartilha para jovens e pais no dia 18 de maio com dicas sobre segurança. Vocês poderão acessar a cartilha tanto no site da SaferNet quanto do HackerTeen. Ela fala sobre as diversas tecnologias, explicando cada uma delas e dando dicas para a utilização segura. Bento: Ôba, agora fica mais fácil... porque a garotada está muito a mercê desses bandidos. Leia o bate-papo na íntegra. Veja a matéria que a Revista Cláudia publicou sobre o HackerTeen.

Compartilhe esta página