Telefonia digital é uma tendência do mercado moderno

Não é mais novidade, para aqueles que estão familiarizados com o mercado de TI, que a tecnologia VOIP (Voz sobre IP), ocupa hoje um estratégico papel em empresas de todos os portes. A significativa redução dos custos e a possibilidade de relaciona...

Wednesday, 25 de May de 2011

Não é mais novidade, para aqueles que estão familiarizados com o mercado de TI, que a tecnologia VOIP (Voz sobre IP), ocupa hoje um estratégico papel em empresas de todos os portes. A significativa redução dos custos e a possibilidade de relacionar as redes de telefonia com as redes de dados, entre outros fatores, inserem este tipo de tecnologia em uma destacada posição no mercado. As estimativas apontavam que no período de 2008 até 2012 haveria um expressivo crescimento de até 8 vezes do setor.

Outra boa notícia, neste segmento, é que existe um software livre preparado para lidar com todo este crescimento e evolução: o Asterisk. Ele é um software que disponibiliza uma central telefônica totalmente digital sobre IP (PBX). Além de recursos como URA, suporte a Call Center, salas de conferência, chamadas em espera e caixas postais locais ou por e-mail. Um servidor com o Asterisk integra a telefonia convencional com a telefonia IP. Ele é, também, o PBX de menor custo no mercado.

Já é possível perceber uma significativa mudança no perfil do consumidor de serviços de telefonia. Cada vez mais as alternativas de baixo custo se tornam visíveis e passam a ocupar espaços tradicionalmente ocupados pela telefonia tradicional, como centrais telefônicas de empresas.

A 4Linux conversou com Anderson Julio, profissional de telefonia digital, e ele foi bastante enfático ao declarar que hoje os conhecimentos de Telecom constituem um importante traço das habilidades de um profissional de TI. Ficou no passado o tempo em que o profisisonal de TI não se relacionava necessariamente com Telecom, isto desde o advento da tecnologia de Voz sobre IP. Pode ser uma excelente oportunidade para profissionais envolvidos com TI conhecer o mundo de telefonia IP e VoIP. A oportunidade pode ser ainda maior se esse profissional descobrir a ferramenta que é líder de mercado em sistemas de telefonia digital Open Source – Asterisk – em servidores GNU/Linux.

Recentemente o Asterisk virou notícia no IDG Now, após a compra do Skype pela Microsoft. No artigo: Skype não renova contrato e software open source sai do mercado o leitor pode ficar com a impressão de que o software open source que saiu do mercado foi o Asterisk, mas não é este o caso. O que deixou de existir foi um recurso do Asterisk, que lhe dava acesso à rede do Skype.

A 4Linux entrevistou Anderson, a respeito deste artigo. Confira:

4Linux: o artigo pode induzir o leitor ao erro?

Anderson: Pode induzir ao erro na medida em que a definição do título é confusa, não temos um software opensource fora do mercado, mas sim uma funcionalidade, o Asterisk continuará existindo. É preciso que fique bem claro claro que o skype "conversava com o mundo open source", ou seja, outras ferramentas open source podiam usar partes do seu código para facilitar a integração de serviços. Logo após a venda do skype para a Microsoft esta história mudou um pouco. A Digium diz que o skype não quer "renovar o acordo" que permite a integração, isso nos mostra que agora o skype não coopera mais com o mundo open source e isso fará com que comunidades possam vir à desenvolver algo muito próximo ao que hoje é o Skype. Então para o leitor entender: não existe só skype para o mundo voip, existem outras maneiras de usar o VOIP, de modo a facilitar sua vida.

4Linux: quais as perspectivas do Asterisk dentro deste mercado promissor de telefonia digital?

Anderson: A grande perspectiva do Asterisk, no cenário internacional, é fazer com que as empresas e também os usuários possam se comunicar de uma maneira cada vez mais simples. As grande facilidades e utilidades que o asterisk tem podem operar uma grande mudança na mentalidade do mercado de VOIP, no mundo. Essas facilidades do Asterisk consistem nas muitas funcionalidades como, por exemplo, fazer com que o zimbra faça a conexão entre ambos, por exemplo: há um número de telefone na assinatura de um email de cliente, o usuário através de um simples clique consegue realizar a ligação para este cliente sem precisar discar. Isto ajuda no ganho de tempo para o usuário e agilidade no feedback para seus clientes. Temos muitas aplicações que podem se integrar com o Asterisk,  o que irá facilitar a comunicação das pessoas no mundo VOIP. Uma vantagem grande para as empresas é a facilidade de integrar filiais com Asterisk de maneira "gratuita", por exemplo.  

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