Uso do PostgreSQL no Datasus foi destaque no evento PGBR2011

No Brasil o PGBR (antes conhecido como PGCon Brasil) é o maior evento sobre PostgreSQL das Américas. Em 2007 o evento reuniu mais de 200 profissionais de TI, sendo que nos anos seguintes - 2008 e 2009 - o evento reuniu mais de 300 pessoas. Em 2011...

Wednesday, 16 de November de 2011

Volume de dados transacionados surpreendeu os ouvintes da palestra ministrada pela 4Linux

No Brasil o PGBR (antes conhecido como PGCon Brasil) é o maior evento sobre PostgreSQL das Américas. Em 2007 o evento reuniu mais de 200 profissionais de TI, sendo que nos anos seguintes - 2008 e 2009 - reuniu mais de 300. Em 2011, o evento aconteceu em São Paulo nos dias 3 e 4 de novembro. Foram 3 salas simultâneas com tutoriais, palestras e mesas de alto nível, contando com desenvolvedores nacionais e internacionais do PostgreSQL, além de profissionais renomados do mercado brasileiro.

Com a presença de palestrantes internacionais de renome, mostrando a força e o peso que a comunidade brasileira possui, foram destaque nesta edição: Álvaro Herrera (Chile), que trabalha na melhoria do controle de transações, locks, autovacuum entre outros; Bruce Momjian (EUA), um dos mais antigos desenvolvedores do PostgreSQL em atividade hoje;  Dave Page (Inglaterra) criador e mantenedor do PGAdmin e de outras ferramentas de administração; Greg Smith (EUA), que  é especialista em alto desempenho e lançou em 2010 o livro “PostgreSQL 9.0 High Performance” e Koichi Suzuki (Japão), atuante no desenvolvimento do Postgres-XC, um cluster multi-master para PostgreSQL com alta escalabilidade para gravações.

Além dos palestrantes internacionais , que discorreram sobre assuntos altamente relevantes, um dos grande destaques do evento foi a palestra do profissional Valter Lisboa, consultor da 4Linux, que apresentou o case de uso do PostgreSQL no sistema SISREG do Datasus.

O SISREG - Sistema de Regulação – é um sistema on-line, criado para o gerenciamento de consultas da rede básica à internação hospitalar, visando maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

“Os números alcançados pelo SISREG impressionaram os presentes. Com 4 bilhões de tuplas retornadas por dia, 1 milhão de inserts e 3 milhões de updates por dia os números do SISREG mostram que o postgreSQL está pronto para uso em missão crítica de alto volume de transações”, explica Valter Lisboa, consultor sênior da 4Linux.

A palestra “ Meu ambiente cresceu e eu não planejei, e agora?” ministrada pelo consultor Flávio Gurgel da 4Linux, também, foi destaque por tratar de um tema vital no dia a dia dos profissionais da área. “Com o ambiente bem monitorado é possível definir com precisão onde e com escalar o PostgreSQL e também como investir melhor na infraestrutura”, afirma Flávio Gurgel.

A 4linux possui atualmente dois dos maiores cases mundiais de uso do banco de dados postgreSQL em missão crítica ( Multicanal na Caixa Econômica Federal e SISREG no Datasus) e possui a seguinte oferta de serviço para o banco de dados postgreSQL:

PostgreSQL Completo

Oferece consultoria, suporte e mentoria para todas as etapas de implementação do PostgreSQL, contando com uma equipe de especialistas em performance, segurança e bancos de dados para que sua empresa fique tranquila com a escolha do PostgreSQL.

Palestras

A equipe da 4Linux, além de ser uma das patrocinadoras do evento, ministrou duas palestras. Confira a descrição e baixe os slides de ambas, se for de seu interesse:

 

Palestrante Título Descrição Slides Valter Douglas Lisbôa Júnior PostgreSQL 9.0, pgBouncer e escalabilidade no SISREG do Datasus O SISREG III, sistema que controla o complexo regulatório do Ministério da Saúde, é mantido pelo Datasus e utilizado desde as unidades básicas de saúde até internações nos grandes hospitais que atendem aos usuários do SUS, visando a humanização dos serviços, controle do fluxo e otimização do uso dos recursos. O SISREG é de âmbito nacional e sua adoção está em franca expansão. O PostgreSQL é utilizado como o banco de dados da solução e, hoje, na versão 9.0, e com uso do pgBouncer como aglomerador de conexões, foi possível alcançar boa qualidade no nível do serviço, com maior velocidade de resposta do sistema, alta disponibilidade e gerenciamento do banco de dados. Nesta palestra, status do SISREG, características do ambiente, arquitetura, papel do PostgreSQL e do pgBouncer, hardware utilizado, estatísticas de uso do sistema. Baixar Flavio Henrique Araque Gurgel Meu ambiente cresceu e eu não planejei. E agora? - os mitos que muita gente acha que causam problemas; - as verdades que realmente causam problemas; - o que fazer numa urgência de má performance, táticas de guerra; - o poderia ser feito antes disso tudo; - exemplos reais; - o que devo monitorar; - como escalar o PostgreSQL e investir melhor na infraestrutura. Baixar

 

Compartilhe esta página