Webcast Tutorial: Business Intelligence para Telefonia

Este webcast sofreu alteração na data de apresentação e será realizado no dia 09/06/2011 às 16h (horário de Brasília). Veja nesta edição: Fazer o controle das ligações que estão sendo feitas dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil. Muitas e...

Monday, 6 de June de 2011

Este webcast sofreu alteração na data de apresentação e será realizado no dia 09/06/2011 às 16h (horário de Brasília).

Veja nesta edição:

Fazer o controle das ligações que estão sendo feitas dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil. Muitas empresas não tem o controle efetivo de onde estão os maiores gastos em sua conta telefônica. Os valores aumentam a cada mês, mas a não é sabido se os maiores gastos foram com ligações locais, interurbanos, ligações para clientes ou simplesmente ligações desnecessárias.Isso acontece pois a maioria dos softwares de bilhetagem não trazem relatórios com informações claras. Esses relatórios mostram muitos dados técnicos, e nada intuitivos, para quem realmente precisa analisar as informações, com uma visão direcionada para a tomada de decisões.

É necessário que seja aplicada uma inteligência nesses dados, unindo eles com outros dados úteis da empresa, como o nome das pessoas que estão utilizando os ramais, se a ligação foi feita para um cliente, fornecedor ou funcionário e aplicar alguns filtros em consultas de relatórios como quebras por período de ligação, ramais, telefones de destino, DDD e outros que forem necessários. Com essa inteligência aplicada, a empresa terá uma visão clara de onde estão os seus gastos telefônicos.

A 4Linux oferece esse serviço para quem possuí o bilhetador CDR que trabalha com Asterisk. Em 40 horas, executamos o trabalho de integração dos dados do CDR com o sistema de autenticação da empresa (LDAP ou qualquer outra base que possua nome e ramal dos funcionários) com o intuito de identificar quais são os ramais dos funcionários, com a base de clientes e fornecedores para identificar os mesmos nos relatórios. Nesse período de trabalho são entregues 6 relatórios com filtros úteis para análise dos gastos telefônicos.

Para entregar essa solução, a 4Linux utiliza a suite Pentaho, uma suite Open Source de Business Intelligence. E o BI focado em solução de telefonia.

Tópicos que serão abordados nesta edição:

  • O bilhetador do Asterisk não traz um visão clara para tomadas de decisão na telefonia.
  • Os dados úteis estão espalhados em fontes de dados diferente, mas podem ser unidos para ajudar na visualização final.
  • Fazer o controle das ligações que estão sendo feitas dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil.
  • Como o Pentaho e a 4Linux podem ajudar nessa solução.

Perguntas que serão respondidas:

  • Quais são as ligações mais demoradas dentro da empresa?
  • Qual ramal está ligando mais? Essas ligações são para clientes ou são ligações desnecessárias?
  • Qual o número recebeu mais ligações? E qual a média de ligações por ramal?
  • Para quais DDDs a minha empresa mais liga?

Está disponível o Podcast Download desta edição. Acesse aqui!

Sobre o palestrante:

 

Cesar Domingos é especialista atuante há mais de 10 anos em projetos de redes corporativas e administração de redes. Hoje atua como líder da área de Business Intelligence da Empresa 4Linux. Atuou por 4 anos como Líder de Treinamentos da mesma empresa, lançando novos cursos e metodologias de ensino. Trabalhou com o Desenvolvimento de soluções para redução de custos em TI, projetos de Redes e treinamentos especializados utilizando Software Livre, especialmente em Sistemas Linux para Segurança de Redes como Firewall, Pen-Test e seguranças baseadas na norma BS7799(ISO 27002). É graduado em Tecnologia em Redes de Computadores pela USCS. Está cursando MBA de Administração com ênfase em Gestão pela FGV. É certificado LPIC-2 (Linux Professional Institute nível 2). Um dos autores do livro BS7799 – Da tática a prática em servidores Linux.

Cursos relacionados

Soluções

Business Intelligence com Pentaho:

A 4Linux oferece a solução de Business Intelligence com o Pentaho. Com a suíte Pentaho, é possível construir uma solução de BI de ponta a ponta. Isso significa que você pode construir todo o seu processo de ETL(Extract, Transform and Load) para construir o seu Data Warehouse com uma modelagem dimensional adequada, criar relatórios sofisticados com gráficos e parâmetros, disponibilizar de forma ágil relatórios Ad-hoc, construir cubos OLAP e Dashboards, ainda mais específicos como Data Mining, ajustes finos da solução e agregador de tabelas para cubos OLAP.

Compartilhe esta página