Webcast Tutorial: Desenvolvendo portlets utilizando jsf, facelets, ajax e richfaces

No dia 13/07/2011, às 16h (horário de Brasília) acontecerá o Webcast Tutorial: Desenvolvendo portlets utilizando jsf, facelets, ajax e richfaces, com Gustavo Lira. Nesse webcast será apresentada a solução da comunidade RichFaces, e como ela é in...

Monday, 11 de July de 2011

No dia 13/07/2011, às 16h (horário de Brasília) acontecerá o Webcast Tutorial: Desenvolvendo portlets utilizando jsf, facelets, ajax e richfaces, com Gustavo Lira.

Nesse webcast será apresentada a solução da comunidade RichFaces, e como ela é integrada ao JBoss Portlet Bridge para viabilizar aplicações JSF, com interfaces Web 2.0 dentro de um container de Portlets com um mínimo de esforço do desenvolvedor, minimizando o impacto sobre a portabilidade das aplicações.

Portais Java EE vem se firmando como plataformas para a consolidação de informações e aplicações pela sua capacidade de integrar sistemas de informação, colaboração e gerência de conteúdo. Ao mesmo tempo, o JSF é hoje a tecnologia preferida para o desenvolvimento de aplicações Web em Java e há cada vez mais demanda, entre os usuários, por aplicações com interfaces "Web 2.0". Então, é natural que cada vez mais desenvolvedores procurem desenvolver aplicações com JSF e Ajax como Portlets, voltadas para execução dentro de portais Java EE.

Ao final do webcast será sorteado um curso de Jboss para administradores de Sistemas . É um curso focado na monitoração e performance. Além de tunings genéricos do SO e JVM, temos tunings específicos para acesso a BD (datasources) e threads http.

Tópicos que serão abordados nesta edição:

  • Vantagens em utilizar o JSF para o desenvolvimento de portlets
  • Como utilizar o “combo” JSF, Facelets, Richfaces
  • Configurações necessárias do Jboss Portlet Bridge
  • JSR 301, JSR 329
  • O que está por vir? JSF 2.2 – maior integração com portlets

Perguntas que serão respondidas:

  • Posso utilizar qualquer componente de terceiros para JSF dentro de um portlet?
  • Qual o esforço de migrar uma aplicação feita em JSF para rodar como portlets?
  • Como fica a questão dos templates do Facelets?
  • É mais produtivo desenvolver portlets utilizando a API nativa ou com JSF?

Está disponível o Podcast Download desta edição. Acesse aqui!

Conteúdo relacionado

Soluções:

Cursos:

Sobre o palestrante:

Gustavo Lira graduou-se em 2007, como Tecnólogo em Segurança da Informação pela faculdade UniCESP. Atua na área de Tecnologia da Informação desde 2004. Especializou-se no desenvolvimento de aplicações Web e arquitetura do Java EE. Entusiasta da tecnologia Java, possui as certificações SCJP 1.5, SCWCD 1.5, OCDBD 5. Foi, também, Palestrante no Just Java 2011. Atualmente trabalha na 4Linux prestando consultoria no desenvolvimento de portais utilizando Portlets e eXo Platform, além de atuar como instrutor de cursos e gerente de projetos.

 

Compartilhe esta página