Webcast Tutorial: Escrevendo meu primeiro Portlet

O Brasil passa hoje pelo processo intitulado de Apagão de mão obra em TI e os profissionais precisam se especializar para que as empresas não busquem em outros países mão de obra qualificada. Segmento de portais corporativos vem crescendo muito ...

Monday, 7 de February de 2011

O Brasil passa hoje pelo processo intitulado de Apagão de mão obra em TI e os profissionais precisam se especializar para que as empresas não busquem em outros países mão de obra qualificada. Segmento de portais corporativos vem crescendo muito nos últimos tempos, e hoje existe, também nesta área, pouca mão de obra especializada.

O profissional que hoje se dedicar a este segmento, terá o seu diferencial no mercado de trabalho. Pensando nisso, a 4Linux montou para este semestre uma grade diversificada de webcasts, mostrando áreas pouco exploradas nas empresas pelos profissionais de software livre.

Terça-feira dia 08 de fevereiro de 2011, a 4Linux apresentará o Webcast Tutorial Escrevendo meu primeiro Portlet.

Nesta edição serão respondidas perguntas como:

  • Para que servem os Portlets?
  • O que vem a ser um portal?
  • Porque usar portlets?
  • Exemplo de Portlet usando páginas JSP
  • Como empacotar, deployar e exibir o Portlet do exemplo?
  • Posso fazer uso de frameworks, por exemplo, hibernate, jasper retorts, jquery, struts, no desenvolvimento de portlets?
  • Quais os cuidados que deve tomar ao desenvolver um portlet?
  • Quais os portais mais utilizados?
  • Qual a diferença de um portlet em java para um portlet de outra linguagem?

Quando: 08 de fevereiro de 2011 Horário: das 21 às 21h30min

Sobre o palestrante:

Gustavo Lira graduou-se como Tecnólogo em Segurança da Informação pela faculdade UniCESP, em 2007. Atua na área de Tecnologia da Informação desde 2004. Especializou-se no desenvolvimento de aplicações Web, com as quais trabalha há 4 anos. É entusiasta da tecnologia Java, possuindo as certificações SCJP 1.5, SCWCD 1.5, OCDBD 5.

Atuou na análise e desenvolvimento de aplicações Web nos mais diversos segmentos de mercado. Desenvolveu softwares utilizando as mais diversas tecnologias do Java EE, tais como: EBJ, JPA, JSF, Richfaces, JBoss Seam, ExtJS, postgresql, entre outras.

Atualmente trabalha na 4Linux prestando consultoria no desenvolvimento de portais utilizando Portlets e eXo Platform, além de autar como instrutor de cursos e Arquiteto Java EE. 

Já está disponível o Podcast Download: Escrevendo meu primeiro Portlet.

Compartilhe esta página