Webcast Tutorial: Gerenciando Configurações com o Puppet

Ao participar do Webcast Tutorial: "Gerenciando Configurações com o Puppet" você terá a oportunidade de constatar que a gerência de configuração oferece um conjunto de recursos que visam garantir a integridade das configurações de nossos sistemas,...

Thursday, 16 de August de 2012

Ao participar do Webcast Tutorial: "Gerenciando Configurações com o Puppet" você terá a oportunidade de constatar que a gerência de configuração oferece um conjunto de recursos que visam garantir a integridade das configurações de nossos sistemas, serviços e infraestruturas envolvidas, de maneira ágil e automatizada.

Você entenderá que a gerência de configuração é crítica para ambientes que estão crescendo ou que sejam de natureza complexa e heterogenia, através dela podemos trabalhar provisionamento, gerência de mudanças, gerência de configurações, deploy, documentação e muitas outras questões.

Tópicos que serão abordados nesta edição:

  • Gerência de Configurações;
  • Mudanças Manuais vs Automação;
  • Sobre Puppet - Visão geral da ferramenta - Modo autônomo - Modo cliente-servidor - Orquestradores;
  • Benefícios do uso de Gerência de Configurações e Puppet.

Perguntas que serão respondidas:

  • O Puppet consegue gerenciar diferentes sistemas operacionais?
  • Posso fazer deploy de aplicações com o Puppet?
  • Posso usar o Puppet em ambiente Cloud IaaS?
  • Posso aplicar configurações em tempo real?

Sobre o Puppet

O Puppet é, essencialmente, uma ferramenta open source que faz parte de uma nova geração de sistemas para automatização de servidores e serviços. Ele é composto por uma linguagem declarativa que nos permite expressar as configurações que nossos servidores devem ter, fazendo isto através de uma sintaxe simples e prática. Nos oferece, também, um cliente (agente) e um servidor (master) para distribuir estas configurações em nosso parque.

Com o Puppet temos uma camada de abstração que nos permite declarar as configurações em um nível mais alto sem nos preocuparmos com os comandos que serão utilizados. Ele vai utilizar os recursos e utilitários disponíveis no sistema operacional para executar o que solicitamos. Um exemplo disso pode ser a tarefa de instalação de um HTOP, no RHEL, onde o Puppet efetua a instalação utilizando o gerenciador de pacotes YUM e no Debian utilizará, por exemplo, o APTITUDE. Nós precisamos somente declarar que o pacote deve estar presente e ele resolve da maneira mais apropriada.

Quando?

Esta edição do Webcast Tutorial acontecerá no dia 23/08/2012 das 16h às 16h30min (horário de Brasília).

Todos os Webcasts serão divulgados, posteriormente, no formato Podcast Download.

4Linux e Puppet

A 4Linux é a primeira parceira da Puppet Labs no Brasil e oferece serviço para implantação, consultoria, suporte e mentoria em Puppet. Solicite uma proposta.

Compartilhe esta página