Webcast Tutorial: Você viu o PostgreSQL 9.1?

Dois grandes acontecimentos marcaram este segundo semestre de 2011 para a comunidade brasileira de PostgreSQL: setembro foi o lançamento da versão 9.1 do PostgreSQL e em novembro teremos a edição do PGBR. Aproveitando as novidades da comunidade ...

Tuesday, 4 de October de 2011

Dois grandes acontecimentos marcaram este segundo semestre de 2011 para a comunidade brasileira de PostgreSQL: setembro foi o lançamento da versão 9.1 do PostgreSQL e em novembro a edição do PGBR.

Aproveitando as novidades da comunidade PostgreSQL Brasil, a 4Linux realizou no dia 10 de outubro de 2011 o Webcast Tutorial – Você viu o PostgreSQL 9.1?

Nesta edição do webcast foram tratadas questões como os avanços de performance e funções embutidas trazidas pela nova versão do PostgreSQL e o que será apresentado no PGBr 2011.

Sobre o PostgreSQL 9.1: a mais nova versão do PostgreSQL foi lançada com mudanças, correções e novas funcionalidades que atendem diversas demandas que eram antigas como replicação síncrona e tabelas não logadas para competir com os famosos NoSQL.

Sobre o PGBr: antes conhecido como PGCon Brasil, o evento teve edições realizadas em países como Itália, Japão, EUA e Canadá e sua versão Brasileira está na 3ª edição. O evento acontecerá nos dias 03 e 04 de novembro de 2011 em São Paulo e é uma oportunidade de conhecer as potencialidades do PostgreSQL e estabelecer contato com os melhores profissionais de Banco de Dados do mundo todo.

Sobre o PostgreSQL: O PostgreSQL é um poderoso banco de dados de código aberto, com mais de 15 anos de desenvolvimento ativo e utilizado por grandes empresas no Brasil e no mundo. Como um banco de dados de nível corporativo, o PostgreSQL  possui funcionalidades sofisticadas como o controle de concorrência multiversionado (MVCC, em inglês), recuperação em um ponto no tempo (PITR em inglês), tablespaces, replicação assíncrona, transações agrupadas (savepoints), cópias de segurança a quente (online/hot backup), um sofisticado planejador de consultas (otimizador) e registrador de transações sequencial (WAL) para tolerância a falhas.  Suporta conjuntos de caracteres internacionais, codificação de caracteres multibyte, Unicode e sua ordenação por localização, sensibilidade a caixa (maiúsculas e minúsculas) e formatação.  É altamente escalável, tanto na quantidade enorme de dados que pode gerenciar, quanto no número de usuários concorrentes que pode acomodar. Existem sistemas ativos com o PostgreSQL em ambiente de produção que gerenciam mais de 4TB de dados.

Tópicos abordados nesta edição:

  • as novidades do PostgreSQL 9.1
  • as mudanças apresentadas nesta nova versão
  • Por que algumas funcionalidades do PostgreSQL ainda precisam ser melhoradas?
  • como contribuir para o projeto
  • quem são os palestrantes do PGBr e o que será abordado
  • como participar do evento PGBr 2011

Todos os Webcasts serão divulgados posteriormente no formato Podcast Download.

 

Compartilhe esta página