O que é Cloud Computing?

A computação em nuvem (Cloud Computing, ou apenas Cloud) pode ser definida como a entrega de recursos de TI sob demanda por meio da Internet, onde o preço à ser pago é definido conforme o tempo utilizado de cada recursos alocado. Assim, as empresas não precisam mais adquirir e manter datacenters inteiros com diversos servidores físicos, equipamentos de rede e segurança em suas instalações, podendo ter todos esses e ainda outros serviços de tecnologia, com uma capacidade computacional e de armazenamento, quase que infinita a sua disposição, através de um fornecedor.

No entanto, a “Cloud” não é definida como uma entidade física, mas sim uma vasta rede de servidores remotos distribuídos por todo o globo, que estão interligados e funcionam como um ecossistema único. Estes servidores são provisionados e preparados para armazenar e gerir dados, executar aplicações ou ainda, fornecer conteúdos ou um serviço pronto, como streaming de música e vídeos, serviços de email, ou ainda aplicativos de escritórios e comunicação social. A grande diferença é que ao invés de simplesmente acessar esses serviços diretamente em nossos dispositivos, acessamos um portal web (normalmente) com um login e senha e assim é disponibilizados os serviços que foram contratados e estão alocados em algum servidor, em algum servidor do mundo, isso independente de qual dispositivo façamos o acesso, seja um notebook, um desktop, um smatphone ou uma smartTV.

O que é Cloud Computing?

Os serviços de Cloud podem ser disponibilizados para as organizações de 3 formas, sendo a cloud pública, a mais popular, mais barata e simples de implementar, onde ela compartilha seus recursos e oferece seus serviços ao público através da Internet. Nesse modelo, o cliente é responsável pelo que será enviado para a nuvem, seja um backup, um aplicativo ou alguns arquivos, enquanto o provedor de nuvem está preocupado com a manutenção, segurança e gerenciamento de todos os recursos físicos do ambiente que compõe o cenário do cliente.

De forma contrária, temos a cloud privada, onde não existe a oferta pública dos serviços disponíveis e também não é compartilhado, nesta modalidade os serviços são restritos e disponibilizados apenas para seus usuários internos, através da rede privada da organização, normalmente todos recursos de TI estão hospedados de forma local - costuma ser usada por organizações que devem seguir certos regulamentos e regras específicas sobre segurança e privacidade de dados, como é o caso de algumas instituições financeiras e governamentais, sendo um modelo mais caro e complexo de ser implementado.

A terceira forma é um intermédio entre as 2 modalidades anteriores, uma vez que a cloud híbrida compartilha serviços entre clouds públicas e privadas, onde de acordo com as necessidades de negócio podem haver dados armazenados de forma local sendo consumidos por aplicações hospedados em cloud públicas ou quando é necessário atender picos de consumo e a infraestrutura não tem capacidade ocorre uma escalabilidade do serviço para um provedor público.

A 4Linux oferece curso e consultoria para implantação de Cloud privada com Openstack e consultoria para os principais provedores de Cloud Pública.