O que é Cloud Computing

Cloud, por definição, diz respeito à entrega sob demanda de recursos de TI e aplicativos pela internet, com modelo de definição de preço conforme utilização.  

A Cloud Computing ou computação nas nuvens é a forma de computacao onde os recursos necessários para disponibilizar servicos de TI não estão na infraestrutura do cliente (interna), estão distribuídas ao redor do mundo.

Geralmente, mas não obrigatoriamente, os recursos em cloud são cobrados por uso e não por capacidade. Muito parecido com taxas de celulares e telefonia fixa. O cliente, ao invés de comprar máquinas, links de internet, refrigeração, eletricidade para disponibilizar aplicações para os usuários, compra capacidade por tempo de máquinas e serviços virtualizados disponibilizados pelo provedor de cloud computing.

A cloud computing é uma evolução mercadológica (mais mercadológica que técnica) dos ambientes virtualizados e do conceito de colocation (aluguel de servidores em data centers como a Locaweb e Sagonet).

Além da promessa de m enor custo inicial e menor custo mensal do que manter a própria infraestrutura completa, a cloud traz como promessa o conceito de computacao elástica (essa uma reproducao dos discursos da era mainframe) onde o cliente pode aumentar a capacidade de atendimento conforme a demanda de forma rápida e flexível.

Tudo isso: capacidade dinâmica, cobrança por uso, terceirização da infra e disponibilidade, são argumentos usados para cloud.

"Linux is Cloud and Cloud is Linux"

"A 4Linux tem um background que lhe permite ser um grande integrador de soluções cloud porque "Linux is Cloud and Cloud is Linux" - Rafael Peregrino da Silva, CEO Linux New Media do Brasil

Suporte Cloud Aws Cursos Contato