O que é IaaS

IaaS (Infrastructure as a Service), em português Infraestrutura como Serviço. No mundo da cloud, o fornecedor pode disponibilizar produtos para o cliente em 3 modalidades principais: IaaS, PaaS e SaaS.

O usuário final enxerga serviço/software e SaaS (software as a Service), Software como Serviço. É a forma de cloud mais próxima do usuário final, pois disponibiliza o serviço final que o usuário utilizará. Exemplo: fornecer contas de correio eletrônico para o cliente.

Em PaaS (Platform as a Service), Plataforma como Servico - o que é oferecido é uma plataforma pronta, um esqueleto para que se desenvolvam serviços personalizados pelo cliente.

Exemplo: disponibilizar o eXo Platform ou o Drupal na cloud para que o cliente crie seus portais e aplicações e disponibiliza usando a plataforma alugada pelo fornecedor. Em IaaS - infraestrutura como serviço - o que o fornecedor oferece é muito parecido com o conceito de co-location/ Virtual Hosting/ Virtual Private Server. O que é oferecido é uma máquina com sistema operacional ou uma máquina virtual sem sistema operacional para que o próprio cliente cuide da instalação, configuração e gerenciamento de todos os serviços que serão oferecidos. Exemplo: colocar o Zimbra em uma máquina virtual dentro do Amazon Web Services.

O gerenciamento de servicos pode ser apresentado da seguinte forma:

  • IaaS=> SO e tudo que for instalado é por conta do cliente;
  • PaaS=> Apenas o que foi instalado dentro da plataforma é por conta do cliente. Backups, Instalação, Configuração, SO e Segurança será por conta do fornecedor;
  • SaaS=> O cliente apenas usa o serviço. Todo o restante é fornecido pelo fornecedor.

 

A escolha por cada modalidade depende da adequação das ferramentas existentes em PaaS e SaaS. Para maior flexibilidade e controle e uso de aplicações própria do cliente escolherão IaaS.

/suporte cloud-aws Cursos Contato