O que é SNMP

Na prática, SNMP é o protocolo mais usado para saber o que acontece dentro de ativos de redes e serviços.

Praticamente qualquer ativo de rede gerenciável "fala" SNMP e diversos serviços usam SNMP como protocolo de gerenciamento. Serviços Windows, Linux e a máquina virtual Java podem ser configurados para "falar" SNMP .

O SNMP foi criado para facilitar o monitoramento e gerenciamento de redes permitindo que uma ferramenta de gerenciamento possa trabalhar com produtos e serviços de diversos fabricantes.

Em SNMP, o item a ser monitorado ou gerenciado é um agente. Quem consulta (GET) ou solicita modificações(SET) é um gerente. O agente tambem tem a função de gerar alertas (TRAP).

Sistemas de monitoramento de redes como HP Open View, IBM Tivoli, Nagios e Zabbix suportam SNMP nativamente para monitoramento e gerenciamento SNMP.

O sistema gerente pode usar estes alertas para gerar alarmes visuais ou usar ferramentas de comunicação como SMS e e-mail para avisar os responsáveis.

O agente SNMP, instalado no item a ser gerenciado, contempla uma tabela de informações que pode ser consultada ou modificada pelo sistema gerente. Desta forma, é possível por exemplo consultar como está o tráfego de rede em determinada porta de um switch ou qual o estado de memória em uma máquina Java.

Para que esta consulta possa ser feita, o gerente tem que conhecer as informações que podem ser obtidas do agente SNMP. Isso é garantido pelo uso de algo semelhante a um dicioário de dados: MIB e OID. A MIB é base de informações de gerenciamento e um OID é o identificador único dentro da MIB.

O OID de um dispositivo ou seviço está dentro de uma hierarquia inscrita em Iana.org. Esta hierarquia reserva "pedaços" da árvore para fabricantes e instituições que podem usar os identificadores para uso em SNMP. Como curiosidade, os OID usados em LDAP usam a mesma hierarquia.

Curso Zabbix Consultoria Zabbix Contato