Containers com Docker, Kubernetes e Openshift

O que é e porque utilizar Containers com Docker?

Os containers são responsáveis por isolar o software de seu ambiente hospedeiro e assim garantir que ele funcione de maneira uniforme, independentemente de quaisquer configurações personalizadas que uma máquina possa ter, mesmo que haja diferença nos ambientes de desenvolvimento e teste de software com ambiente de produção.

Pode se dizer que o Docker foi a tecnologia responsável por alavancar esse conceito de computação em containers e repercutir de forma muito positiva sua utilização para os novos ambientes de TI, sendo único para sua finalidade, pois se concentra em separar as dependências dos aplicativos com a infraestrutura em si, atendendo aos requisitos tanto dos desenvolvedores (Devs), quantos dos operadores (Ops), se tornando a principal ferramenta do mercado para adoção e operação de containers, sendo disponibilizado de forma open source.

Com a grande adoção do Docker pelas empresas, muitos containers passaram a existir em uma mesmo ambiente e gerenciar esses ambientes passou a ser uma tarefa complexa, passando a ser necessário uma ferramenta que pudesse gerenciar esses containers, assim surgiu os “orquestradores”, que passaram a administrar todo o ciclo de vida dos containers de forma automatizada.

Os orquestradores vieram para resolver muitos problemas que o Docker sozinho não conseguia lidar, como escalabilidade automática, balanceamento de carga, comunicação entre containers, exposição de aplicações e serviços, etc. Atualmente existem diversas ferramentas para esta função, onde podemos destacar o Kubernetes (desenvolvido pelo Google) e o Openshift (desenvolvido pela RedHat), porém ambos são disponibilizados de forma Open Source.

O Kubernetes é uma plataforma portátil e extensível de código aberto para gerenciamento de cargas de trabalho e serviços containerizados, que facilita tanto a configuração declarativa quanto a automação de processo, fornecendo um ambiente de gerenciamento centrado em containers, orquestrando toda a infraestrutura de computação, rede e armazenamento em nome das cargas de trabalho dos usuários, permitindo que os componentes possam ser reiniciados e movidos entre os nós do cluster, conforme necessário, pois foi projetado para ser tolerante a falhas. Isso fornece grande parte da simplicidade da Plataforma como Serviço (PaaS) com a flexibilidade da Infraestrutura como Serviço (IaaS) e permite a portabilidade entre os provedores de infraestrutura em Cloud.

Pode-se dizer que “acima” do Kubernetes, temos o Openshift que possui um “self-service” de componentes, onde podem ser selecionado a gosto de cliente, tendo soluções internas de registry, DNS, build de imagens a partir de código fonte e uma preocupação latente com a padronização de itens importantes como: monitoramento, segurança, logs, integração contínua, etc.

Infraestrutura com Orquestração de Containers

Topologia MongoDB em Replica Set - alta disponibilidade com sharding

 

Precisa de ajuda para resolver um problema? Fale com a gente.

Solicite Contato
 

Serviços de Consultoria e Suporte 

  • Assessment - Avaliação do ambiente existente para verificar as configurações do ambiente e propor melhorias ao atual cenário, como um Tunning/Hardening, para garantir que a plataforma esteja em conformidade com as boas práticas de segurança e performance.
  • Definição de arquitetura contemplando as soluções mais adequadas às necessidades e ao perfil do cliente, para prover um ambiente containerizado com repositório privado de imagens e a ferramenta ideal para orquestração do cenário proposto.
  • Criação de ambientes altamente disponíveis e performáticos, através de clusters para redundância e balanceamento de carga das aplicações dos containers.
  • Criação de clusters para orquestração de containers em ambientes Cloud, Multi-Clouds e On Premisses.
  • Utilização dos principais orquestradores Open Source do mercado como: Docker Swarm, Kubernetes, Openshift e RancherOS
  • Monitoramento da estrutura com as principais ferramentas Open Source do mercado como: Zabbix, Prometheus, Grafana e Graylog – usado para centralização dos logs dos containers.
  • Contrato de suporte 8x5 ou 24x7 com regimes de atendimento preventivo e/ou corretivo com o SLA ideal para garantir a disponibilidade e operação da estrutura containerizada.
 
pontos fortes

Faça seu projeto Docker com os principais orquestradores do mercado, seja em ambiente local, Cloud ou Multi-Cloud.

4linux

Escolha por uma equipe qualificada e que esteja pronta para atender os mais diversos projetos para provisionamento de um ambiente com Containers.

pontos fortes

Conheça também nosso treinamento sobre Docker, Kubernetes e Openshift.

Cases de Sucesso

Migração de Ambientes em Nuvem.

Com quase 100.000 fornecedores e compradores envolvidos nos recebíveis registrados e mais de 200.000 recebíveis registrados a empresa que faz o cadastro de recebíveis que são consultados pelos grandes bancos brasileiros para minimizar os riscos com garantias.

Infraestrutura de Containers para startup de Recrutamento e Seleção

A Startup Rankdone foi criada pela 4Linux. Comercializado como SaaS possui clientes como clientes como BASF, Sicoob e Santander. Foi uma das startups escolhidas pelo InovaBra  (programa de inovação do Banco Bradesco) e com isso vem experimentando um crescimento exponencial.

Infraestrutura Ágil para um dos maiores bancos do Brasil.

Um dos maiores bancos públicos do Brasil possuía um grande gargalo no provisionamento de infraestrutura, chegando as vezes a demorar até 3 meses para a criação de servidores para o deploy de novas aplicações, o que resultava em atrasos recorrentes nos projetos a serem desenvolvidos e desmotivação da equipe devido a burocracia durante todo este processo, O desenvolvimento precisava ser ágil mas o provisionamento da infraestrutura também.

Solicite Contato

Forma de contato preferencial
CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.

Compartilhe esta página