Servidor Java EE com JBoss e WildFly

O que é JBoss / WildFly e porque utilizá-los como servidor Java EE?

A plataforma Java Enterprise Edition (Java EE) é um padrão de software corporativo que dispõe de um conjunto de APIs que permitem ao programador desenvolver aplicações portáteis, confiáveis e seguras. Este padrão é baseado na “Java Community Process (JCP)”, onde é realizado uma contribuição mútua dos especialistas da área, das organizações utilizadoras e de grupos de usuário Java, fazendo com que cada nova versão integre novos recursos que estejam alinhados às necessidades do setor, melhorando a portabilidade do aplicativo e aumentando a produtividade do desenvolvedor Java. Para utilizar esta plataforma, no entanto, é preciso de um servidor de aplicações, que vai prover a infraestrutura necessária para rodar a aplicação. Felizmente, hoje em dia existe um leque com boas opções de servidores homologados e certificados para o Java EE, onde podemos destacar as principais: JBoss e WildFly.

O JBoss surgiu como uma solução open source (AS – Application Server), porém foi adquirida em 2006 pela RedHat e passou a ser disponibilizado também através de uma versão Enterprise – EAP (Enterprise Applicaiton Platform). O JBoss se popularizou rapidamente em seu ínicio e sem mantêm bem consolidado até hoje nas versões enterprise, por trouxe recursos inovadores, desmembrando os designs monolíticos do passado por uma arquitetura modular, oferecendo segurança, desempenho e escalabilidade em nível empresarial para qualquer ambiente, seja local ou em nuvens públicas e privadas, permitindo que os desenvolvedores atendam às demandas de negócios mais rapidamente.

A partir da versão 8 do JBoss community (AS), o mesmo passou a se chamar WildFly, que se manteve 100% open source, atendendo totalmente os padrões definidos pela Java EE, onde é mantindo através da comunidade JBoss e pela própria Red Hat. O WildFly se trata de uma solução extremamente leve, rápida e amplamente utilizada, tanto Brasil como no mundo, pois mantêm a base do JBoss, de ser uma arquitetura modular, contemplando ainda ótimas ferramentas de gerenciamento, recursos para criação de clusters para ambiente com alta disponibilidade e possui diferentes “conjuntos de tecnologias” - conhecido como perfis - que podem ser utilizadas em uma determinada aplicação, fazendo com que uma aplicação mais simples, faça uso de um perfil que ofereça menos recursos computacionais à ela, com o objetivo de carregar apenas o que ela realmente vai utilizar, sem prejudicar o ambiente como um todo.

Infraestrutura Java EE com JBoss / WildFly

Infraestrutura Java EE com JBoss / WildFly

 

Precisa de ajuda para resolver um problema? Fale com a gente.

Solicite Contato
 

Serviços de Consultoria e Suporte 

  • Assessment - Avaliação do ambiente existente para verificar as configurações do ambiente e propor melhorias ao atual cenário, como um Tunning, para garantir que a plataforma esteja em conformidade com as boas práticas de segurança e performance da Java EE.
  • Consultoria para definição de arquitetura, contemplando as soluções mais adequadas às necessidades e ao perfil do cliente para ambientes Locais, in Cloud ou Multi-Clouds.
  • Criação de ambientes altamente disponíveis e performáticos, através de clusters, para redundância e balanceamento de carga minimizando downtimes das aplicações.
  • Migração de ambientes baseados em WebLogic e WebSphere para WildFly;
  • Monitoramento da estrutura com as principais ferramentas Open Source do mercado como: Zabbix, Prometheus, Grafana e Graylog – usado para centralização dos logs dos servidores do ambiente.
  • Contrato de suporte 8x5 ou 24x7 com regime de atendimento preventivo e/ou corretivo com SLA ideal para garantia de disponibilidade do ambiente de produção.
 
pontos fortes

Construa sua infraestrutura Java com quem implementou a estrutura da Caixa Econômica Federal.

4linux

Escolha por uma equipe qualificada e certificada em ambientes Java EE

pontos fortes

Conheça também nossos treinamentos sobre JBoss e WildFly.

Cases de Sucesso

Eicon - Suporte 24x7 em JBoss para emissão de milhões de notas fiscais eletrônicas

A Eicon emite milhares de Notas Fiscais Eletrônicas todos os dias para várias prefeituras em todo o Brasil e sua aplicação não pode parar, demandando alta performance. Ela encontrou no suporte JBoss da 4Linux a parceria certa para não deixar suas aplicações JEE pararem.

Caixa Econômica Federal - Suportando milhões de transações por dia com o banco de dados PostgreSQL

A Caixa precisava modernizar seu sistema de autoatendimento, de maior economia no ambiente mainfame e banco de dados, além de um maior domínio sobre os dados e negócios, já que as operações eram terceirizadas. Ela conseguiu tudo isso com duas tecnologias: PostgreSQL e JBoss.

Solicite Contato

Forma de contato preferencial
CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.

Compartilhe esta página