Porque monitorar os recursos de TI é importante em um ambiente corporativo?

A infraestrutura de TI é a base que sustenta todo o negócio, se a TI fica indisponível ou apresenta baixa performance, a empresa fica impossibilitada de fechar novos negócios ou trás uma experiencia negativa aos clientes. Isso faz com que a disponibilidade e performance dos serviços oferecidos e sustentados pela TI, sejam críticos para qualquer tipo de negócio, deixando assim os gestores de TI cada vez mais envolvidos na estratégia das organizações.

A TI das grandes corporações vão muito além do que apenas infraestrutura, afinal, esta é apenas o meio para operar as aplicações – que trazem toda inteligência e o diferencial competitivo para as organizações - sendo necessário que todo este cenário possua recursos que permita a área de TI monitorar a saúde tanto da infraestrutura, quanto das aplicações que movem o negócio e ainda vincular esses recursos em uma relação de dependência, consolidando as informações em tempo real através de dashboards, com visões claras e detalhadas o suficiente para a tomada de ações necessárias para remediar um incidente quando este ocorrer.

Outro ponto muito importante para gerenciar nos ambientes de TI - que nem sempre é lembrado e pode facilitar muito o dia a dia dos administradores - é a centralização de logs em um repositório único, seja por uma questão de compliance, SOC ou mesmo para facilitar o diagnóstico dos incidentes, onde é possível contar com gráficos e dashboards intuitivas, que permite uma análise e diagnóstico mais rápido, e em todos os caso é possível gerar alertas dos incidentes ocasionado, seja pela infraestrutura, pelas aplicações ou alguma anomalia detectada pelos logs.

Como o monitoramento ainda é tratado como um “apoio” às empresas, muitas vezes esta prática é negligenciada, no entanto as empresas que investem nesta área torna o trabalho da equipe de TI mais estratégico e assim, possuem um ambiente mais maduro, sofrendo cada vez menos com a interrupção dos serviços e incidentes não previstos, aumentando a disponibilidade de seus recursos e consequentemente a performance dessas organizações. Para ajudar sua empresa a obter ambientes sólidos e sem erros inesperado, a 4Linux oferece consultoria para o provisionar um ambiente de monitoramento completo, contemplando as principais soluções open source do mercado, como: Zabbix, Grafana, Prometheus e GrayLog.

 

Ambiente de Monitoramento Open Source

Ambiente de Monitoramento Open Source

 

Precisa de ajuda para resolver um problema? Fale com a gente.

Solicite Contato
 

Serviços de Suporte e Consultoria para Monitoramento de TI

  • Assessment - Avaliação do ambiente existente para verificar as configurações do ambiente e propor melhorias ao atual cenário, como um Tunning, para garantir que a plataforma esteja em conformidade com as boas práticas de segurança e performance da comunidade.
  • Consultoria para definição de arquitetura, contemplando as soluções mais adequadas às necessidades e ao perfil do cliente.
  • Consultoria para customização de templates, criação de mapas do Zabbix, configurações do Zabbix Proxy para ambientes remotos, etc.
  • Consultoria para criação e personalização de Dashboards do Grafana.
  • Projeto de Continuous Monitoring para ambientes de missão crítica com as principais ferramentas open source do mercado: Zabbix, Grafana, Prometheus e Graylog.
  • Integração do ambiente de monitoramento com softwares de ITSM - para abertura automática de chamado ao detectar novos incidentes – e com Telegram, para trazer mais flexibilidade e rapidez na resposta à incidentes.
  • Contrato de suporte 8x5 ou 24x7 com regime de atendimento preventivo e/ou corretivo com SLA ideal para garantia de disponibilidade do ambiente.
 
pontos fortes

Construa seu ambiente de monitoramento com quem implementou a estrutura Zabbix da Caixa Econômica Federal.

4linux

Escolha por uma equipe qualificada e certificada.

pontos fortes

Conheça também nosso treinamento de Continuous Monitoring.

Solicite Contato

Forma de contato preferencial
CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.

Compartilhe esta página